MENU

BUSCA

Quem é Pia Sundhage? Técnica sueca comanda a Seleção Feminina na Copa do Mundo

Eleita a melhor técnica do mundo pela FIFA, Pia Sundhage conduz a Seleção Brasileira pela Copa do Mundo Feminina 2023

Hannah Franco

A Seleção Brasileira fez uma ótima estreia na Copa do Mundo Feminina 2023, com uma goleada de 4 a 0 contra o Panamá. O time, que mostrou um excelente desempenho em campo, foi treinado por Pia Sundhage, um dos nomes femininos mais importantes do futebol mundial.

A treinadora, de 63 anos, já foi premiada como melhor técnica do mundo e soma algumas grandes conquistas em sua carreira. A sueca, que já venceu o bicampeonato olímpico com o time dos Estados Unidos, conduz a Seleção Brasileira desde 2019, sendo a primeira estrangeira da história a comandar o time, e está em busca de um mundial. Conheça mais sobre a técnica Pia Sundhage:

VEJA MAIS

Em 1985, Pia vestiu a camisa da Lazio, na Itália, onde sua carreira realmente decolou. Seu percurso como jogadora teve início em 1978 no Falköpings KIK, mas foi no Hammarby, que ela continuou defendendo até 1996.

Sua transição para o mundo técnico iniciou em 2003, quando assumiu o comando do Boston Breakers, nos Estados Unidos. Antes de assumir a equipe brasileira, Pia liderou a seleção sueca de 2012 a 2017, demonstrando sua expertise e habilidades como treinadora em nível internacional.

Após assumir a Seleção Brasileira, Pia conquistou a Copa América de 2022, realizada na Colômbia. Esse título garantiu ao Brasil a vaga na "Finalíssima" feminina, enfrentando a Inglaterra. A partida foi intensa e emocionante, mas, infelizmente, o Brasil não conseguiu levar a taça para casa, sendo derrotada nos pênaltis.

Em 2012, Pia Sundhage recebeu uma Bola de Ouro da FIFA de melhor técnica do mundo pelo seu excelente desempenho com a seleção norte-americana.

*(Estagiária Hannah Franco, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Esportes