MENU

BUSCA

Por que Tite foi demitido do Flamengo? Entenda o que causou a saída do técnico

Demissão do técnico foi anunciada nesta segunda-feira (30), após onda de protestos e resultados abaixo do esperado

Hannah Franco

Na manhã desta segunda-feira (30), o técnico Tite foi demitido do comando do Flamengo, após uma sequência de resultados insatisfatórios e protestos intensos da torcida rubro-negra. A decisão foi oficializada dois dias antes do importante duelo contra o Corinthians pela Copa do Brasil, marcado para esta quarta-feira (2), no Rio de Janeiro, pela fase semifinal do torneio.

A demissão de Tite não foi exatamente uma surpresa, mas ocorreu em um momento crítico para o Flamengo, que vive uma temporada marcada por inconsistências. Quem assume interinamente o comando da equipe é Filipe Luís, ex-jogador e atual técnico do sub-20 do Flamengo.

Desempenho ruim

Desde a chegada ao Flamengo, Tite não conseguiu repetir o sucesso que obteve à frente da Seleção BrasileiraMesmo após conquistar o Campeonato Carioca, a equipe passou por uma fase de instabilidade, acumulando uma série de resultados ruins, incluindo a eliminação da Libertadores para o Peñarol. No Campeonato Brasileiro, o time ocupa a 4ª posição com 48 pontos, nove atrás do líder Botafogo, e enfrenta dificuldades para assegurar, ao menos, o vice-campeonato.

VEJA MAIS

Além disso, protestos e pichações se tornaram frequentes na sede do clube na Gávea, com mensagens de descontentamento e ameaças. As frases "Fora Tite" e "Salário em dia. Porrada em falta!" foram algumas das registradas pelos vândalos.

Números de Tite no Flamengo

Em sua passagem pelo Flamengo, Tite conquistou o Campeonato Carioca e acumulou 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Apesar dos resultados abaixo do esperado, o técnico chegou a 50 jogos com o 3º melhor desempenho dos últimos 10 anos.

Somando as partidas que comandou em 2023 com as de 2024, em julho deste ano Tite teve 72% de aproveitamento após 33 vitórias, nove empates e oito derrotas. Números só inferiores se comparados aos de Jorge Jesus e Renato Gaúcho. 

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Esportes