Pedalando em Belém: descubra o ciclismo como estilo de vida e comunidade
Conheça os benefícios do esporte e onde praticar na capital
Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de praticar esportes para manter uma vida saudável. Um destes esportes é o ciclismo, que tem conquistado cada vez mais adeptos, seja como atividade de lazer ou em competições de alto rendimento. O ciclismo é uma excelente opção para manter o condicionamento físico e desenvolver a resistência muscular, além de oferecer diversas modalidades para a prática.
VEJA MAIS:
Belém tem uma comunidade ativa de ciclistas que frequentemente organizam passeios pela cidade e também para fora dela. Participar desses grupos pode ser uma ótima maneira de conhecer novas rotas e fazer amigos. O grupo de ciclismo ‘Bike Culture’ é um dos responsáveis por manter o esporte ativo na capital, com as modalidades ‘Ciclismo de estrada’ e ‘Mountain Bike’.
Integrante do grupo, o estudante Felipe Nunes, relata que o ciclismo é um esporte muito variado e há muitas pessoas praticando. “O ciclismo para mim é tudo, a importância dele para mim é a saúde. Sabe aqueles dias que a gente está estressado? A gente vem pedalar e o ciclismo ajuda muito”, conta.
Ao ser questionado sobre o que mudou na sua vida após o momento em que começou a pedalar, Felipe explica que mudou muita coisa, principalmente o fato de ele ter se tornado uma pessoa mais sociável e extrovertida. “Eu era uma pessoa muito fechada, muito quieta e o ciclismo parece que me destravou, foi um desbloqueio. Eu consegui fazer muitas amizades, eu consegui ser mais comunicativo”, relata.
O Bike Culture também é um grupo composto por muitas ciclistas mulheres, a autônoma Raylana Brito conta que antes de pedalar tinha muito preconceito com o esporte. Eu julgava muito o ciclismo antes de eu virar ciclista, julgava de todas as formas, dizia que eu nunca ia pedalar porque não era para mim, até eu realmente sentir que aquilo era para mim de fato. Então, o ciclismo ele é minha paixão hoje em dia. Hoje eu sou feliz, eu pedalo, conheço vários lugares, hoje eu posso dizer que já vivi de tudo, vivi experiências, sem contar que o ciclismo é bom para a saúde.” ressalta.
O esporte é uma atividade física inclusiva e acessível a pessoas de todas as idades, e também incentiva hábitos de transporte sustentável, reduzindo a dependência de veículos motorizados. Pedalar acaba se tornando também uma atividade divertida que promove a socialização.
Ciclista há 4 anos, o designer gráfico Advaldo Lima, de 48 anos, mais conhecido como Hadhy, conta que o ciclismo mudou sua vida. “Eu descobri o ciclismo logo após o início da pandemia, uns amigos começaram a pedalar juntos e fiquei fascinado novamente. Eu aprendi a pedalar desde criança, mas só agora retornei ao ciclismo. Hoje, a minha vida, minha função está baseada no ciclismo, junto com o grupo que eu faço parte. Então, toda a questão do ciclismo para mim, está voltada ao grupo e estou entrelaçado nele. O ciclismo mudou tudo, antes a gente tinha uma vida desregrada, depois que a gente conhece o ciclismo, a gente conhece nossa capacidade, nosso corpo, até para trabalhar a mente, muda completamente o nosso estilo de vida”, diz.
Para finalizar, Hadhy deixa um recado. “Eu advirto a todos que o ciclismo é um esporte tão fascinante que ele também é vicioso, então cuidado quando você entrar no ciclismo para você nunca mais sair dele”, brinca.
Confira grupos para pedalar em Belém
Bike Culture @bikeculturebelem
Bike Belém @bikebelem
Vingadores do pedal @vingadoresdopedal
Pedal Aleatório Pará @pedalaleatoriopara
Pedal 100 choro @pedal100choro
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA