Paysandu: Tourinho quebra silêncio nos 17 anos da vitória sobre o Boca Juniors
Jogo é considerado um dos importantes da história bicolor
Há 17 anos, no dia 24 de abril de 2003, consumava-se a vitória mais relevante de um clube paraense em uma competição internacional. O Paysandu venceu a forte equipe do Boca Jrs, por 1 a 0, pela edição da Copa Libertadores daquele ano, em partida válida pelas oitavas de final, no lendário estadio La Bombonera.
O gol bicolor foi assinado por Iarleiy, em lance conduzido pelo meio-campista Sandro. O triunfo alviceleste foi ainda mais heroico considerando que o time atuava com nove jogadores - o meia Vanderson e o atacante Robson, o Robgol, foram expulsos. A partida, portanto, foi tensa, mas o Paysandu contou com uma jornada irrepreensível dos zagueiros, laterais e do goleiro Ronaldo. Veja vídeo:
Na época, o presidente do Paysandu era Arthur Tourinho. A reportagem conversou com Tourinho, que prometeu relatar detalhes da noite vitoriosa em um livro. "Até o final do ano, ele estará pronto. Estou aproveitando o isolamento para dar uma avançada", disse.
Tourinho considera valiosos o momento do gol histórico do Yarlei e quando o árbitro terminou o jogo. "Parecia que estávamos em outro planeta. Foi sensacional", falou.
O ex-gestor do Paysandu relembrou uma história curiosa que envolve um suposto líquido 'batizado' dado pelos argentinos aos bicolores. "Depois de visitar as instalações do estádio, junto com a minha esposa e acompanhado do presidente do Boca Jr, voltei ao nosso vestiário e fui surpreendido por um isopor que teria sido mandado pelo nosso adversário, contendo vários tipos de bebidas. Determinei ao nosso mordomo que jogasse fora o material. Tudo que precisávamos usar trouxemos do nosso hotel", disse.
Cota
De acordo com levantamento, a participação na Taça Libertadores da América rendeu aos cofres do Papão mais de R$ 3,3 milhões, considerando recursos de bilheteria e cotas de participação na competição internacional. O dólar valia R$3, na época. Tourinho não soube precisar estes valores. "Agora, infelizmente não tenho como afirmar", disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA