MENU

BUSCA

Paysandu: confira dicas de psicólogo para superar momentos difíceis como o da equipe bicolor

Papão tem vivido momento difícil na Série B e saúde mental dos jogadores pode ter afetado resultados em campo; pessoas comuns também podem sofrer psicologicamente por problemas externos

Andréia Santana

O Paysandu passou nove jogos sem vencer, e por crises nos bastidores que afetaram o clube como um todo. Com isso, o fator psicológico pode ter sido um dos motivos cruciais que levaram ao desempenho abaixo do esperado do time em campo, o que aproximou a equipe da zona de rebaixamento. No entanto, não só atletas profissionais podem ser afetados mentalmente por fatores externos.

Em conversa com a equipe de O Liberal, o psicólogo Maurício Marques deu algumas dicas de como as pessoas comuns podem lidar quando fatores externos começam a afetar a saúde mental. No entanto, ele faz questão de frisar que não existe receita de bolo, e o recomendado é sempre buscar ajuda profissional. 

VEJA MAIS

Setembro Amarelo: saiba como procurar ajudar em momentos de crise emocional
Lembrada neste mês, a campanha busca levar conscientização sobre a importância da valorização da vida


Alepa alerta sobre prevenção ao suicídio e adoção de políticas públicas de atenção à saúde mental
Parlamentares da Alepa destacaram a importância das ações relacionadas ao “Setembro Amarelo”


Paysandu: psicólogo explica como saúde mental pode afetar desempenho de jogadores em campo
Papão passou por crises fora dos gramados, o que pode ter afetado os jogadores psicologicamente e, consequentemente, os resultados em campo


 

“É sempre delicado dar dicas porque não existe receita de bolo, se existisse a gente não ia fazer um acompanhamento personalizado. O processo do trabalho psicológico é nisso, e não só ajudar nos problemas, mas fazer a pessoa sentir mais fortalecida dentro das suas potencialidades. Então não trabalhamos só em arrumar o que está errado, e sim também de favorecer a construção das fortalezas, para que as qualidades da pessoa possam prevalecer", declarou. 

Confira as dicas:

  • Trabalhar o autoconhecimento.
  • Monitorar os sentimentos e pensamentos.
  • Compartilhar dificuldades com alguém de confiança.
  • Buscar distrações saudáveis, como exercícios físicos ou leituras.

 

Paysandu