Paysandu acumula seis vitórias seguidas em disputas de pênalti na Copa Verde; relembre
Última veio na última quarta, quando o Papão bateu o Goiás e garantiu o 5º título da competição

A vitória do Paysandu na final da Copa Verde 2025 sobre o Goiás, decidida nos pênaltis por 5 a 4, marcou a sexta vez que o time paraense saiu vitorioso em disputas de penalidades na história do torneio. Os cinco triunfos anteriores ocorreram contra o Vila Nova em 2022, o Princesa do Solimões em 2023, o Remo em 2023 e 2024, e o Porto Velho em 2025. A informação foi publicada pelo jornalista Carlos Ferreira.
Apesar do retrospecto recente positivo nas cobranças de pênaltis, as disputas na marca da cal já foram motivo de pesadelo para o Paysandu, que perdeu o título da primeira edição da Copa Verde justamente dessa forma. Em 2014, o Papão enfrentou o Brasília na final da competição. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1 em Belém, o time paraense sofreu o mesmo placar na partida de volta, o que levou a decisão para as penalidades. Na disputa, os bicolores acabaram ficando com o vice-campeonato após uma derrota por 7 a 6 nas cobranças.
VEJA MAIS
Em 2019, os bicolores viveram outra experiência amarga nas cobranças de pênaltis, quando foram derrotados em pleno Mangueirão pelo Cuiabá. Após o Paysandu vencer o jogo de ida fora de casa por 1 a 0, o time auriverde devolveu o mesmo placar em Belém, levando a decisão para as penalidades, onde venceu por 5 a 4.
Fora da Copa Verde, o Paysandu não perde uma disputa de pênaltis há quase dois anos. A última derrota dos bicolores em cobranças ocorreu no dia 29 de abril de 2023, na semifinal do Campeonato Paraense, quando foram superados pelo Águia de Marabá por 4 a 2 nas penalidades, após vencerem o primeiro jogo por 1 a 0 e perderem o segundo por 2 a 1. Desde então, o time acumula uma sequência invicta em decisões por pênaltis, reforçando sua competência nas cobranças da marca da cal.
Agenda
O Paysandu volta a campo neste domingo (27), às 17h, no Estádio Mangueirão, para enfrentar o CRB-AL, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O jogo terá transmissão lance a lance pelo portal Oliberal.com, com narração ao vivo pela Rádio Liberal+.
Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Caio Maia, coordenador do Núcleo de Esportes de O Liberal.