Nos pênaltis, Águia bate Paysandu no Mangueirão, e avança à final do Parazão
Águia superou a desvantagem do jogo de ida, disputado em Marabá.
Histórico! Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Marabá, o Águia superou o Paysandu, no Mangueirão,e se classificou à final do Campeonato Paraense de 2023. Depois de vencer a partida no tempo normal por 2 a 1, o Azulão conseguiu superar os bicolores nos pênaltis, por 4 a 2.
VEJA COMO FOI O JOGO LANCE A LANCE
No tempo normal, a partida foi caracterizada por um primeiro tempo morno e uma segunda etapa bastante truncada. Os gols do duelo foram marcados por Mário Sérgio - para o Papão - e Luam Parede e David Cruz - para o Azulão.
Melhores momentos de Paysandu 1 x 2 Águia de Marabá:
Classificado à final, o Águia de Marabá ainda não sabe quando entrará em campo pelo Parazão. O Azulão aguarda o resultado da outra semifinal - entre Remo e Cametá - para conhecer seu adversário na decisão. As datas da finalíssima ainda não foram informadas pela FPF.
Já o Paysandu terá de jogar a disputa de terceiro lugar do estadual. O duelo, contra o perdedor de Remo e Cametá, dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Assim como as partidas da final, as datas ainda não foram divulgadas pela federação.
Primeiro tempo
Paysandu e Águia fizera um primeiro tempo fraco tecnicamente no Mangueirão. O Azulão, por mais que estivesse atrás no placar agregado, passou a adotar uma postura reativa, buscando jogadas de contra-ataque para chegar à meta bicolor. Por outro lado, o Papão possuía um volume de jogo ineficaz: muita posse de bola, mas sem chutes ao gol de Axel Lopes.
As melhores oportunidades de tirar o zero do placar apareceram somente aos 25 minutos da primeira etapa, quando Wander arriscou de fora da área e quase fez o primeiro do Azulão. Minutos depois, aos 29, Eltinho quase marcou para o Papão, mas teve a finalização bloqueada por Bruno Limão.
O primeiro tempo, que até então tinha poucas emoções, passou a ganhar ritmo na reta final. Aos 32, o Paysandu abriu o placar, com Mário Sérgio. O camisa 9 bicolor mostrou oportunismo ao se posicionar na pequena área e aproveitar rebote de Axel, após chute de Giovane, para abrir o marcador.
Após o Papão ficar na frente do placar e ampliar ainda mais a vantagem no confronto - 2 a 0 no agregado - o Águia se lançou ao ataque e foi recompensado. Aos 45 minutos, já nos últimos suspiros da primeira etapa, Evander recebe na esquerda e cruza na medida para Luam Parede empatar o duelo.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Paysandu voltou com maior ímpeto ofensivo. Para deixar a equipe mais leve, Márcio Fernandes tirou Fernando Gabriel e Ricardinho, para colocar Luis Phelipe e Kelvi. Os jovens jogadores deram mais mobilidade ao Bicola, que atacou a defesa marabaense em busca do segundo gol.
No entanto, a gana bicolor teve hora para acabar. Por volta dos 15 minutos da segunda etapa, o Paysandu passou a cair de ritmo e viu o Águia crescer. As entradas de Luan Santos e Adauto no Azulão, somada à saída de Giovane no Papão, fizeram com que o time alviceleste perdesse espaço no meio de campo.
A insistência do Azulão teve efeito aos 30 minutos, quando Evandro invadiu a área e foi derrubado. David Cruz partiu para a cobrança e mandou no canto direito de Thiago Coelho. A bola ainda triscou na trave antes de entrar.
A partir da virada, a partida se transformou num ataque contra defesa. O Azulão, se segurou na defesa, para garantir o resultado. Já o Papão, tentou ir ao ataque, mas sofria com problemas físicos nos jogadores. Roger, que havia entrado na segunda etapa, foi sacado, assim como João Vieira.
Penalidades
Com a vitória do Águia por 2 a 1, a vantagem do Paysandu - obtida no jogo de ida, em Marabá, quando venceu por 1 a 0 - foi destruída. Dessa forma, o classificado à final será definido nos pênaltis.
Nas primeiras cobranças, ambas as equipes acertaram. Destaque, inclusive, para a batida de Mário Sérgio, que fez de cavadinha. No entanto, na segunda série de chutes, a estrela de Axel Lopes apareceu.
O goleiro do Águia, que já havia se destacado na Copa do Brasil em duelos contra o Goiás e Fortaleza, pegou dois chutes de jogadores bicolores. Por outro lado, todas as cobranças do Azulão foram convertidas, o que levou a equipe de Marabá de volta a uma final de estadual.
Ficha técnica
Paysandu 1 (2) x (4) 2 Águia de Marabá
Semifinal do Campeonato Paraense de 2023 - jogo de volta
Data: 29/04/2023
Local: Estádio Mangueirão
Hora: 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Brígida Cirilo Ferreira (AL) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
Gols: Mário Sérgio 32/1T (PAY); Luam Parede 45/1T e David Cruz 29/2T (PAY)
Cartões amarelos: Kelvi e Mário Sérgio (PAY); Betão e Danilo (AGM)
Paysandu: Thiago Coelho; Edilson, Genílson, Filemon e Eltinho; João Vieira (Paulo Henrique), Geovane (Roger)(Samuel Santos), Fernando Gabriel (Luis Phelipe) e Ricardinho (Kelvi); Vinícius Leite e Mário Sérgio. Técnico: Márcio Fernandes.
Águia de Marabá: Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz, Betão e Evandro; Castro (Balão Marabá), Patrick (Adauto), Danilo e Wander (Pablo); Alan Maia (Wendell) e Luam Parede (Luan Santos). Técnico: Mathaus Sodré
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA