Mais organizado, Paysandu vence a Tuna no seu primeiro resultado positivo em 2021 na Curuzu; veja os gols
Jogo foi válido pela quinta rodada do Campeonato Paraense 2021
O Paysandu manteve a sequência de bons resultados e venceu a Tuna, em jogo atrasado válido pela quinta rodada do Campeonato Paraense 2021. O placar apontou 2 a 0, com gols de Jhonnatan e Denilson, que já se consolida como segundo artilheiro bicolor numa condição improvável - já que atua como zagueiro e volante.
Curiosamente, o triunfo foi o primeiro resultado bem-sucedido do Papão na temporada 2021 em jogos realizados no estádio da Curuzu. O detalhe é que tanto Paysandu quanto a Tuna estão classificados para às quartas de final da competição estadual
Primeiro Tempo
Nos primeiros minutos, a Tuna tentou surpreender. Avançou a marcação e com Paulo Rangel saindo da área para tabelar, a Lusa se manteve no campo bicolor. Cercou pelas duas laterais, explorando a habilidade de Lukinha. Não foi efetiva, contudo, no sentido de criar chances claras de gol.
A partir dos 20 minutos, porém, o jogo inverteu. O Paysandu avançou os laterais, reorganizou o setor de meio-campo e controlou a posse de bola no campo adversário. A Tuna, mais retraída, posicionou-se de forma defensiva e tentava ser agressiva quando tinha posse de bola.
O problema era que ambos os times erravam o passe final. É bem verdade que o meio-campo estava tumultuado. Não estava simples encontrar espaços. Aliás, o Papão apresentou um repertório até interessante de lances ensaiados. Foi assim que Yan perdeu uma boa chance para abrir o placar após escanteio. A cabeçada ganhou altura, contudo.
Até que aos 37 minutos, após a Lusa se posicionar para atacar, os bicolores retomaram a posse de bola e, num contra-ataque rápido, com chute cruzado de Israel, a zaga lusa rebateu e o meia Jhonnatan finalizou para marcar o primeiro gol na Curuzu. Foi o primeiro tento de Jhonnatan no retorno ao Papão.
O time de Robson Melo tentou uma resposta rápida. Pedrinho cobrou escanteio, Dedé escorou e Jayme mandou por cima do gol.
Segundo Tempo
A etapa final foi mais equilibrada. Chances para os dois lados. O Paysandu foi, novamente, mais preciso. Israel cresceu de produção, driblou um marcador e cruzou de forma perfeita para Denilson. O volante subiu e cabeceou de forma precisa, marcando o seu terceiro gol na temporada 2021, sendo dois válidos pelo Parazão.
O gol bicolor foi uma legítima ducha de água fria para os tunantes. Sem forças, o meio-campo tunante pouco ditou o ritmo de jogo e só saia do marasmo com a intervenção de Lukinha, um dos mais participativos na partida.
Robson Melo observou a tendência de queda e tentou gás novo com o velocista Bambelo. Os cruzmaltinos insistiam, contudo, em lances de bola aérea pois tinham dificuldades de penetração na área bicolor. Só funcionou, não com perfeição, aos 48 minutos, quando Paulo Rangel cabeceou e quase diminuiu o marcador. Outra alternativa eram os chutes de fora da área. O melhor foi de Wellington Pará, que passou próxima da trave de Victor Souza. O fato é que a estratégia lusa facilitou às ações dos zagueiros e do sistema defensivo alviceleste.
Do lado do mandante, com superioridade no placar, bastava priorizar a defesa e explorar os contra-ataques rápidos. Nicolas, por exemplo, recuou para conduzir a bola e tentar ampliar o marcador o que resultaria em transformar a vitória em goleada.
Do banco de reservas, elétrico, Itamar Schulle dava orientações e também resolveu substituir como uma forma de manter a performance física e técnica. O Papão diminuiu o ritmo, entretanto, e apenas segurou a vitória.
Ficha Técnica
Paysandu x Tuna
5ª rodada do Campeonato Paraense
Paysandu: Victor Souza; Israel, Perema, Yan (Alisson), Diego Matos; Paulinho (Laércio), Denilson (Elyeser), Jhonnatan e Ruy (Ratinho); Igor Goularte (Ary Moura) e Nicolas Técnico: Itamar Schulle
Tuna: Gabriel Bubniak; Léo Rosa, Dedé, Felipe e Alexandre; e Wellington Pará (Neto), Arthur, Lukinha (Kauê) e Jayme (Fabinho); Pedrinho (Bambelo) e Paulo Rangel. Técnico: Robson Melo
Local: Curuzu, Belém (PA)
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso
Assistentes: Hélcio Araújo Neves e Emanoel Ferreira do Amaral Junior
Quarto Árbitro: Emmanuel Luiz Ribeiro Gomes
Cartões amarelos: Marlon e Israel (Paysandu); Neto, Kauê (Tuna)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA