Há 17 anos, Paysandu abria campanha do título da Copa Norte e Gino destaca: "Abriu nossos caminhos"
Ex-zagueiro e capitão do Papão fez o gol da vitória bicolor naquela estreia em Belém
Há 17 anos, o Paysandu iniciava a campanha bem-sucedida na Copa Norte de 2002, superando o Independente de Amapá, no estádio Zerão em Macapá. O placar do jogo apontou a vitória por 1 a 0, gol do capitão Gino, depois de uma bola parada.
Por motivos de repercussão e importância é natural que todos lembrem, com mais frequência, da também histórica e vitoriosa campanha na Copa dos Campeões, também em 2002, cujo título rendeu a participação na Copa Libertadores da América temporada 2003.
No entanto, a Copa Norte foi o torneio que garantiu a vaga bicolor na Copa dos Campões. O capitão e zagueiro do time, à época, o eficiente Gino comentou sobre a campanha, especialmente, o jogo de abertura. "Foi um dos primeiros jogos que tivemos dentro do ano, estávamos vindo de uma pré-temporada forte. Mas, foi um jogo bom, me senti bem dentro de campo", afirmou. "O gol surgiu de uma cobrança de escanteio do Luis Fernando, sendo que ele bateu muito bem. Tínhamos essa jogada, tento eu, quanto o Sérgio e o Pedro Paulo quando entrava. Tive a felicidade de cabecear forte, em cheio, o que nos deu o gol da primeira vitória". Começar a competição com o pé direito pavimentou o caminho dos bicolores. "Abriu os nossos caminhos rumo ao título desejado, o que nos deu direito a Copa dos Campões. Dois títulos importantes que nos levaram a Libertadores".
O time base era Marcão, Valentim, Sérgio, Gino e Luis Fernando; Sandro Goiano, Rogerinho, Lecheva e Jóbson. Zé Augusto e Vandick. O técnico era Givanildo Oliveira, que tinha um elenco competitivo, tanto que outros protagonistas também abrilhantaram a campanha, como Albertinho e Luis Carlos Trindade.
Copa Norte
Foi organizada de 1997 a 2002 pela Confederação Brasileira de Futebol. Na oportunidade, a ideia era que os torneios regionais suplantassem os campeonatos locais, à semelhança do que ocorre na Europa.
A estratégia não deu certo, contudo, os campeonatos regionais tornaram-se parte da rica história de vários clubes. O detalhe é que a Copa Norte ganhou importância nacional a partir de 2000, quando o título valia passaporte para a Copa dos Campeões, que já reunia fortes e tradicionais times do eixo sul e sudeste. Nas edições anteriores da Copa Norte, destaque para o tricampeonato do São Raimundo (AM), sendo que o último caneco, o de 2001, foi obtido em cima do próprio Paysandu. "Era um campeonato que já vínhamos em busca. Encaramos da melhor forma possível. Estávamos entrosados e sabíamos o que fazer", disse o atacante Zé augusto, que admitiu que não estava 100% no jogo final contra o próprio São Raimundo em função de uma lesão. Ainda assim, ele faria o gol do triunfo na primeira partida da final.
20/jan/2002
Paysandu1x0Independente-AP - Gol de Gino
27/jan
Paysandu1x1Remo - Gol de Vandick
03/fev
Paysandu2x1São José-AP - Gols de Albertinho e Lecheva
17/fev
Paysandu7x1Independente-AP - Gols de Lecheva (2), Vandick (3), Leandro e Gino
24/fev
Paysandu 0x0 Remo
02/mar
Paysandu 0x0 São José-AP
10/mar
Paysandu2x1Moto Club - Gols de Albertinho e Valdomiro
17/mar
Paysandu 0x1 Remo
24/mar
Paysandu 4x0 River - Gols de Valdomiro, Albertinho, Luís Carlos Trindade e Zé Augusto
31/mar
Paysandu 1x2 Moto Club - Gol Lecheva
07/abr
Paysandu 2x1 Remo - Gols de Gino e Marcos
14/abr
Paysandu 3x1 River - Gols de Lecheva (2) e Vandick
21/abr
Paysandu 1x0 São Raimundo-AM - Gol de Zé Augusto
28/abr
Paysandu 3x0 São Raimundo-AM - Gols de Lecheva (2) e Sandro Goiano
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA