Goleadas, Pikachu, golaços, Remo e títulos; relembre as disputas de acesso do Paysandu na história

Paysandu busca o acesso à Série B contra o Volta Redonda-RJ no próximo sábado. Papão já conquistou vários acessos e tenta retornar à Série após cinco temporadas

Fábio Will
fonte

O Paysandu terá a chance diante do Vota Redonda-RJ, de conquistar o acesso à Série B. O clube paraense teve a oportunidade de subir no último final de semana, em casa, contra o Amazonas-AM, um empate bastava, mas a derrota por 2 a 1, de virada, embolou o quadrangular final da Série C e deixou tudo indefinido para a última rodada. O Papão jogará fora de casa, ás 18h, do próximo sábado (7), no Estádio Raulino de Oliveira buscando o sonho de toda Fiel bicolor que é retornar à Série B após cinco anos. A equipe de O Liberal fez um “raio-x” das disputas de acesso do Paysandu.

1987

 De acordo com o site "Bola na Área", o Paysandu disputou a Série C de 1987 ao lado de 47 clubes. A competição foi dividida em módulo azul e módulo branco, com o Paysandu atuando no módulo branco, com seis grupos de quatro clubes, com os dois melhores avançando de fase, porém, a competição previa que, os 12 primeiros clubes dos dois módulos, seriam promovidos à Série B da temporada 1988, mas o regulamento não especificou se seriam os seis primeiros de cada módulo. O Paysandu terminou na segunda colocação do módulo branco e acabou subindo de divisão, porém o clube não disputou a Série B e nem a Série C do em 1988. Mas em 1989 o clube jogou a Série B que contou com 96 equipes

VEJA MAIS

image Equilíbrio marca o retrospecto entre Volta Redonda x Paysandu na Série C; veja os números
Volta Redonda e Paysandu duelam por uma vaga na Série de 2024. Equipes se enfrentam no próximo sábado (07), no Rio de Janeiro (RJ)

image CBF confirma Wilton Pereira Sampaio na arbitragem de Volta Redonda e Paysandu; veja
A entidade divulgou a escala de arbitragem para a última rodada do quadrangular decisivo da Série C

image Presidente do Paysandu, Ettinger se pronuncia após derrota: ‘Vamos fazer uma corrente positiva’
Em final antecipada, equipe visita o Volta Redonda no sábado (7), às 18h, no Estádio Raulino de Oliveira

1990

Nesta temporada a CBF decidiu voltar com a Série C, competição que não ocorreu em 1988. Com novo regulamento, o Paysandu acabou tendo que jogar a Série C, mesmo não tendo rebaixamento da Série B do ano passado. Nesse ano apenas quatro clubes subiriam de divisão, mas a CBF decidiu aumentar o número de participantes da Série B de 1990, então, o Paysandu, que terminou a competição na 5ª colocação, subiu para a Segundona e retirou a Série C do calendário novamente em 1991.

1991

O Brasileirão da Série B de 1991 foi só felicidade ao Paysandu. O clube conquistou o acesso para jogar a Série A e ainda conquistou o seu primeiro título nacional, ao bater o Guarani-SP na grande final, com o Mangueirão lotado.

2000

A Copa João Havelange foi o nome do Brasileirão de 2000. A competição foi dividida em módulos e a Série B garantiria três clubes na elite de 2021. E o Paysandu chegou na fase decisiva valendo o acesso à Série A contra o Remo, seu maior rival. Os dois clubes fizeram dois jogos emocionantes, com o Remo vencendo o primeiro confronto, de virada, por 3 a 2 e no jogo decisivo um empate em 1 a 1, garantiu o acesso do Remo à elite do futebol nacional.

2001

A temporada de 2001 trouxe ao Paysandu novos horizontes. O clube bicolor chegou forte na Série B, liderou a competição e no quadrangular, o Papão se impôs e garantiu não só o acesso para a Série A de 2022, mas também o bicampeonato da Série B, 10 anos após a primeira conquista. O jogo final foi contra o Avaí-SC, na Curuzu lotada e o Papão goleou os catarinenses por 4 a 0 e uma festa da Fiel no "Caldeirão". 

ASSISTA

2009

Neste ano o Paysandu chegou próximo do retorno à Série B. O Papão teve pela frente o Icasa-CE, em duas partidas. Em Belém as equipes ficaram no 0 a 0 e a decisão da vaga na Série B foi no Ceará (CE). O clube nordestino não aliviou o Paysandu e goleou o Papão por 6 a 2.

ASSISTA

2010

O Paysandu chegou em um jogo decisivo valendo o acesso à Série B diante do Salgueiro-PE, decidindo em casa, na Curuzu. No primeiro jogo, fora de casa, empate em 1 a 1 e toda a festa preparada para o acesso, porém, o Salgueiro venceu pelo placar de 3 a 2 e fez a festa dentro da Curuzu. A partida ganhou o a alcunha de “Salgueiraço”, em referência ao “Maracanaço”, termo utilizado para referenciar a vitória do Uruguai diante do Brasil, no Maracanã, por 2 a 1, na final da Copa do Mundo de 1950.

ASSISTA

2011

O clube alviceleste bateu na trave novamente em 2011 na luta para voltar à Série B. Em um quadrangular, o Papão decidiu o acesso fora de casa diante do América-RN e o clube potiguar levou a melhor, vencendo a partida pelo placar de 2 a 1, conquistando o acesso para a Segundona.

ASSISTA

2012

A temporada de 2012 foi de acesso para o Papão. O clube paraense encarou o Macaé-RJ e retornou a Série B após sete anos. No primeiro jogo, o Papão venceu por 2 a 0 o clube carioca em partida realizada na Arena Verde, na cidade de Paragominas (PA). Já no Rio de Janeiro (RJ), o Macaé venceu por 3 a 2, mas o Papão terminou com a vaga na Série B de 2013. Nesta decisão, o destaque do clube paraense foi o lateral-direito Yago Pikachu, que marcou dois gols, um em cada partida. 

ASSISTA

2014

No ano do centenário do Paysandu, a equipe bicolor não conquistou títulos, porém, o acesso veio em grande estilo. Ele ocorreu diante do Tupi-MG, fora de casa. Em Belém, as equipes se enfrentaram e o Papão levou a melhor por 2 a 1. Na partida de volta, em Juiz de Fora (MG), o Papão venceu por 1 a 0, gol de Ruan e fez a festa da Fiel com o retorno à Série B. O Paysandu chegou a disputar a final da competição contra o Macaé-RJ, mas o Papão perdeu o título no Mangueirão para a equipe carioca.

ASSISTA

2019

O ano de 2019 foi de frustração ao Paysandu. O clube conseguiu a classificação para a segunda fase e foi decidir o acesso diante do Náutico-PE. Em Belém, os clubes empataram sem gols e a decisão foi para Recife (PE), no Estádio dos Aflitos. O Paysandu abriu vantagem no placar e fez 2 a 0, o Náutico diminuiu e, no final da partida, a bola bate no braço de Anderson Uchôa dentro da área e o árbitro Leandro Vuaden marcou o pênalti, que foi convertido pelo Timbu, levando a decisão da vaga para as penalidades, que terminou com a vitória do clube nordestino por 5 a 3.

ASSISTA

2020

O ano da pandemia, o Paysandu chegou na última rodada do quadrangular com o Remo, seu maior rival, já classificado à Série B. O Papão precisava vencer o Ypiranga-RS, fora de casa, para subir, porém, o Canarinho venceu a equipe paraense por 1 a 0 e o Paysandu ficou pelo caminho.

2021 e 2022

Nas duas temporadas o Paysandu passou para o quadrangular final da Série C, porém, já chegou nas últimas rodadas eliminado e finalizou os dois anos na lanterna do grupo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES