Gol mais rápido da história do Paysandu completa 22 anos; veja como está o atacante Vital
Vital Filho, de 52 anos, mora na cidade de Araçatuba (SP), completou o ensino médio recentemente e trabalha como pintor residencial
O futebol é feito de histórias, curiosidades e lances inusitados. O Paysandu possui um gol histórico, marcado no estádio da Curuzu, há 22 anos. A equipe bicolor ficou conhecida mundialmente como ter o gol mais rápido do mundo.
No dia 4 de junho de 1997, em jogo pelo Campeonato Paraense, na Curuzu, o Paysandu enfrentou a equipe do Santa Rosa. Tudo se encaminhava para um início de partida normal, mas um chute do atacante Vital, colocou aquele jogo na história do clube.
O atacante Vital esteve ao lado do jogador Wagner, no meio de campo. Vital recebeu a bola e chutou do meio de campo, encobrindo o goleiro Wagner Xuxa, do Santa Rosa. Do apito inicial do árbitro até a bola entrar no gol durou quatro segundos. Vital e o Paysandu ganharam repercussão mundial, segundo o grande benemérito Antônio Couceiro, que estava na Curuzu e acompanhou a partida.
Gol de Vital
“Foi um lance inusitado. Eu estava acompanhando o jogo no estádio e os torcedores comemoraram o gol incrédulos. O Vital foi de uma felicidade tamanha em acertar um chute daquele. É um lance histórico, faz parte da história do Paysandu”, disse, Couceiro.
Vital de Souza Filho, hoje está com 52 anos e mora na cidade de Araçatuba (SP). O ex-jogador do Papão agora é pintor profissional e relembrou aquela noite de 4 de junho de 1997.
"Foi uma noite especial não pensei que daria tanta repercurção só queria fazer o gol porque quando o juiz falou do minuto de silêncio eu estava observando o goleiro adiantado e falei pode rolar a bola vou fazer o gol o juiz apitou e aconteceu uma obra prima foi uma noite inesquecivel. Fico feliz que posso fazer parte da história deste clube maravilhoso", disse.
Já avô, Vital se orgulha em avançar na vida escolar. Recentemente, conseguiu concluir o ensino médio e festejou: "Estou aumentando meus conhecimentos".
O DONO DO RECORDE
Ser o autor do gol mais rápido do mundo se tornou uma polêmica mundial. Isso porque o sérvio Vuk Bakic, do GSP Polet, e o árabe Nawaf Al Abed, do Al Hilal, reclamam o posto após terem feito gols com apenas dois segundos de jogo. Os milésimos servirão para o desempate, mas ainda não houve tal afeirição oficial.
Gol de Vuk Bakic
Gol de Nawaf Al Abed
Atrás deles está o atacante brasileiro Fred, que fez um golaço também do meio-campo apenas três segundos após o apito inicial, pelo América Mineiro, na Copa São Paulo de Futebol Junio de 2001.
Gol do Fred