Curiosidade: considerado perdido, filme é resgatado e detalha vitória do Paysandu contra o Boca
Clube bicolor promete live com exibição do longa-metragem
A heroica vitória do Paysandu na Copa Libertadores da América, edição de 2003, derrotando o Boca Juniors por 1 a 0, no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, vai virar filme. O longa-metragem é intitulado “La Bombonera é Nossa” está pronto e será exibido em breve em uma live, segundo a diretoria do Paysandu. Ainda não foi especificada a data da live.
O projeto foi iniciado há oito anos, contudo, não foi concluído por um motivo curioso: parte do material foi perdido no ano da sua produção. O detalhe é que, em meio ao período de isolamento, em função da pandemia do novo coronavírus, o conteúdo foi encontrado.
Ex-diretor de marketing do clube, Alan Rodrigues, explicou a história. “Fazendo um backup, a produtora me ligou dizendo que tinha achado o resto do material. Eu falei com o Ricardo (Gluck Paul, presidente do clube) e ele teve a ideia de fazer uma grande live no perfil do Paysandu para apresentar o vídeo à torcida. Eu doei o filme para o Paysandu e o clube vai tentar rentabilizar isso aí”, disse.
A live que vai exibir o “La Bombonera é Nossa” ainda não tem data, contudo, já começou a ser planejada pelo clube e contará com atrações musicais, debate ao vivo com atletas que estiveram na partida, além da exibição integral do filme inédito.
O Paysandu venceu o Boca Juniors em La Bombonera no dia 24 de abril de 2003, por a 1 a 0. A partida foi válida pelas oitavas de final da Libertadores de 2003, sendo que a jornada histórica completou 17 anos nesta sexta-feira - 24 de abril. O gol da partida foi marcado por Iarley, aos 22 minutos do segundo tempo.
Não é a primeira vez que o Paysandu apoia o lançamento de um filme sobre a sua história. Em 2014, o clube lançou o “Paysandú – 100 anos de Payxão” para registrar os seus feitos mais relevantes. Segundo o Papão, este documentário é a produção cinematográfica paraense recordista de bilheteria no Estado.
Detalhamento
O publicitário Alan Rodrigues explicou o que foi idealizado na época. Ele frisa que nunca houve um lançamento oficial, sendo que sequer chegaram a lançar o DVD para vender.
“A ideia era lançar uma série de filmes, cada um contando um capítulo da história do Paysandu. Eu mesmo ia bancar o primeiro filme e depois íamos lançar vários DVD’s com outras histórias e cada um ia se pagar para gerar receita para o clube”, explicou.
O primeiro filme da série era sobre a vitória em La Bombonera. “Fui para a Argentina em 2012, entrevistei o Carlos Bianchi (técnico do Boca em 2003) e a imprensa argentina. Contei a história até chegar ao jogo, passando pela conquista do título da Copa dos Campeões. O filme resgata isso, um time da Amazônia enfrentando o mega campeão da América. Na época, fizemos um pré-lançamento no Maria Sylvia Nunes. No primeiro jogo depois disso, a gente exibiu algumas imagens na Curuzu".
O filme 'La Bombonera é Nossa' tem cerca de 70 minutos de duração. A Argentina é o principal cenário, com depoimentos de torcedores, jornalistas e personagens do jogo. A maioria das imagens jamais foi mostrada ao público.
O presidente bicolor, Ricardo Gluck Paul, crê que a exibição da live será histórica. “O produto é incrível e absolutamente inédito. Não tenho dúvidas de que com esse conteúdo iremos quebrar a internet promovendo uma das maiores lives do ano, fazendo o Brasil inteiro relembrar o dia em que o maior clube da Amazônia calou um dos maiores templos do futebol mundial”, falou.