Parazão 2024: conheça os Estádios que sediarão os jogos do Campeonato

Palcos das partidas do Campeonato Paraense, Estádios localizados por todo o estado estão em diferentes condições para receber os jogos

Andréia Santana
fonte

O Parazão vai começar, e 12 equipes buscam o título de campeão paraense 2024. E além dos times, que são as grandes estrelas do campeonato, os estádios, palcos das partidas, são a segunda parte mais importante para a realização da competição entre a elite do futebol paraense.  

De acordo com o regulamento do Parazão, os estádios precisam ter infraestrutura para receber as delegações dos clubes participantes e imprensa, além, claro, de receber os torcedores.

Conheça os Estádios:

Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença - Mangueirão

image

Inaugurado oficialmente em 1978, o Estádio Jornalista Edgar Augusto Proença, mais conhecido como Mangueirão, foi projetado, pelo arquiteto Alcyr Meira, para ser o maior centro esportivo do Pará, o que funcionou, já que hoje em dia é o principal palco do futebol no estado. 

Propriedade do Governo do Estado, o Mangueirão passou por uma grande reforma recente, tendo sido reinaugurado em 2023, com a capacidade aumentada para 53.645 pessoas. O “Colosso do Benguí” também obteve outras melhorias, como ampliamento da cobertura, reformas de banheiros, rampas de acesso, e conta com um gramado do tipo “Bermuda Celebration”, um dos mais utilizados em estádios do mundo, que se adequa aos diversos climas, como o tropical Amazônico. 

Estádio Leônidas Sodré de Castro - Curuzu

image

Inaugurado em 1914, o Estádio Leônidas Sodré de Castro foi adquirido pelo Paysandu Sport Clube em 1918, se tornando propriedade do clube bicolor desde então. Mais conhecido como Curuzu, o Estádio possui um gramado natural, que passou por reformas no fim de 2023. 

Além das quatro linhas, a Curuzu possui também setorização entre arquibancadas e cadeiras, ambos parcialmente cobertos, com capacidade para receber 16.200 torcedores; banheiros masculino, feminino e para cadeirantes; e áreas de comercialização de alimentos e bebidas.  

Estádio Evandro Almeida - Baenão

image (Thiago Gomes / O Liberal)

Propriedade do Clube do Remo, o Estádio Evandro Almeida, o popularmente conhecido Baenão, inaugurou em 1917. Desde então, sob comando do clube azulino, o Estádio passou por diversas reformas ao longo dos anos, incluindo a ampliação das arquibancadas e cadeiras, o que faz com que o Baenão suporte hoje a presença de cerca de 13 mil espectadores, que podem assistir às partidas realizadas no gramado natural do local. 

A casa do Remo também possui banheiros feminino e masculino, além de um “Espaço Família”, inaugurado para receber principalmente torcedores acompanhados de crianças. 

Estádio Francisco Vasques - Souza

image(Divulgação / Tuna Luso)

Inaugurado em 1935, o Estádio do Souza, conhecido assim por conta do bairro onde está localizado, é propriedade da Tuna Luso Brasileira. O local possui, atualmente, capacidade para até 6 mil torcedores, em arquibancadas que possuem apenas uma pequena área coberta, e um gramado natural. 

Estádio Orfelino Martins Valente - Parque do Bacurau

image(Divulgação / Cametá)

Inaugurado em 2007, o Parque Bacurau pertence ao Cametá, clube com o mesmo nome da cidade onde o Estádio está localizado. O local possui, atualmente, capacidade para receber cerca de 8 mil torcedores, e passou por reformas recentes com ênfase no gramado natural, que recebeu serviços de irrigação e adubação. Além disso, reformas nas áreas internas, como refeitório e alojamentos, também foram realizadas. 

Estádio Olímpico São Benedito - Diogão

image(Ascom Bragantino)

Propriedade do Bragantino, e localizado em Bragança, o Estádio Olímpico São Benedito, mais conhecido como “Diogão”, tem capacidade para receber 11 mil torcedores, recentemente recebeu reparos na estrutura e no gramado, que é natural, especialmente para a disputa do Parazão 2024. 

Estádio Municipal Zinho de Oliveira - Zinho Oliveira

image(Ascom Águia de Marabá)

Casa do Águia de Marabá, o Estádio Zinho de Oliveira foi construído na década de 1970, e é propriedade do Campeão Paraense de 2023. Atualmente, possui capacidade para receber 5.000 torcedores, em uma área de arquibancada que é quase completamente coberta, além do gramado natural. 

Estádio Municipal Benézão - Ninho do Falcão

image

Um dos Estádios mais novos do Pará, o Benézão foi inaugurado em 2023 e pertence ao Canaã Futebol Clube, localizado em Canaã dos Carajás. O local possui capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas para assistir às partidas do Parazão. 

Estádio Arena do Município Verde - Arena Verde

image Legenda (Divulgação / Paragominas FC)

Localizado em Paragominas, o Estádio Arena do Município Verde, a Arena Verde, foi inaugurado em 2011, e possui placar eletrônico, gramado natural. Além disso, possui capacidade para até 14 mil espectadores, em toda a área de circulação, com lanchonetes, e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Complexo Esportivo José Reinaldo Pismel - Ninho do Japiim Castanhal

image(Divulgação / Castanhal EC)

Considerado a casa do Castanhal, o Ninho do Japiim, passou por obras recentes em preparação especial para o Parazão 2024. Além de correções no gramado natural, foi construída no Estádio uma estrutura de arquibancada metálica, para poder receber os torcedores que irão assistir às partidas do Campeonato. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Parazão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PARAZÃO

MAIS LIDAS EM PARAZÃO

1

RESPIRO

Corinthians vence clássico com o Palmeiras para se afastar do Z4

Timão triunfa por 2 a 0 com gols de Garro e Yuri Alberto

2

FUTEBOL

'Espero que não seja nada demais', diz Neymar sobre nova lesão sofrida

Nos stories, jogador informou que fará exames e disse que espera não ser nada grave

3

FUTEBOL

Zagueiro argentino relembra passagem pelo Paysandu nas redes sociais

Jogador fez parte do elenco que disputou a Série A do Brasileirão

4

Futebol

De virada, Paysandu vence Ponte Preta-SP fora de casa e encaminha permanência na Série B

Papão começa perdendo, mas com gols de dupla estrangeira consegue os três pontos