Pai de Lyoto Machida, Yoshizo vira 8º Dan no Japão e se aproxima de virar "imortal" no Karatê
Há mais de 30 anos em Belém, o sensei revolucionou o esporte na América Lantina
O mestre de karatê Yoshizo Machida, pai do lutador paraense Lyoto Machida, recebeu em Tóquio, Japão, o oitavo título Dan. Reconhecimento internacional da Associação Japonesa de Karatê (JKA), a premiação é destinada àqueles que dedicam suas vidas à arte marcial. A cerimômina ocorreu na última quinta-feira (11).
Yoshizo, que vive há mais de 30 anos em Belém, se dedica ao karatê desde o início da década de 60, são mais de 60 anos na modalidade. Em 1968, o mestre imigrou para o Brasil e iníciou sua contribuição para a consolidação do esporte na América Latina.
Criador do estilo Machida Karatê, uma variação do estilo Shotokan-ryu, que foca na defesa pessoal e carregava a filosofia da família, Yoshizo Machina é o segundo sensei do Brasil a receber o diploma. O reconhecimento é recomendado por um comitê de mestres japones para pessoas com mais de 60 anos.
"O 8º Dan reforça o reconhecimento internacional do trabalho realizado nos últimos anos para a propagação e valorização do karatê no Brasil", destacou Machida.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA