MENU

BUSCA

Paralimpíadas 2024: conheça Gabriel Araújo, atleta da natação que promete levar o Brasil ao pódio

O nadador paralímpico chega à capital francesa como um dos grandes favoritos para levar medalha de ouro

Hannah Franco

As Olimpíadas de Paris 2024 chegaram ao fim, mas o espírito esportivo continua com força total. Agora, é a vez dos Jogos Paralímpicos, que começam no dia 28 de agosto. Entre os atletas que representam o Brasil, um dos favoritos para conquistar o ouro é Gabriel Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho, da natação classe S2, destinada a atletas com deficiências físicas de alto grau.

O atleta paralímpico de 22 anos já tem um histórico de vitórias impressionante. Em Tóquio 2020, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata, e agora chega a Paris com a ambição de ampliar ainda mais seu histórico vitorioso.


Diagnosticado com focomelia, uma condição rara que impede o desenvolvimento completo de braços e pernas, Gabriel encontrou na natação uma forma de superar os desafios e alcançar seus objetivos. Descoberto por um professor de Educação Física em 2015, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), o jovem atleta nunca se deixou abater pelas limitações físicas. Desde então, sua trajetória nas piscinas tem sido marcada por vitórias e recordes.

VEJA MAIS

Sobre as Paralimpíadas 2024

Os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que vão até o dia 8 de setembro, contam com 22 modalidades e 185 delegações participantes. A natação paralímpica, uma das modalidades mais populares, terá transmissão ao vivo pelo SporTV 2, que também exibirá as cerimônias de abertura e encerramento, além das disputas em outras oito modalidades.

O Brasil, com 373 medalhas conquistadas em Jogos Paralímpicos, está a apenas 27 do marco histórico de 400 medalhas.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Paralimpíadas 2024