Pará tem apenas um representante garantido nos Jogos de Paris, mas lista pode aumentar
Eventos classificatórios e convocações de seleções de esporte coletivo podem levar mais paraenses às Olimpíadas.
Até o momento o Pará tem apenas um representante nos Jogos Olímpicos de Paris. Segundo um levantamento feito pelo Núcleo de Esportes de O Liberal, com apoio de informações fornecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o boxeador Michael Trindade é o único atleta do estado com vaga garantida nas Olimpíadas. Apesar da pequena representatividade, o número de esportistas do estado na França pode aumentar.
Isso porque a lista de atletas brasileiros nos Jogos ainda não está fechada. Segundo o COB, o Brasil tem 196 competidores garantidos em Paris, mas nem todos eles são conhecidos. Até as Olimpíadas, algumas competições qualificatórias serão realizadas e novos esportistas podem garantir o sonhado "índice olímpico". Além disso, o Comitê aguarda a lista de convocação dos integrantes da seleção em esportes coletivos, como futebol, vôlei e handebol.
Queda aparente
Caso Michel seja o único paraense classificado aos Jogos, o estado terá uma queda no número de representantes nas Olimpíadas. Em Tóquio, o Pará classificou às competições dois paraenses: Lucas Mazzo, na marcha atlética, e Rogério Morais, no handebol.
Ambos, no entanto, não tiveram resultados de destaque nas Olimpíadas. Lucas Mazzo competiu na marcha de 20 km, mas nem chegou a terminar a prova, ficando ausente da classificação final. Já Rogério, titular da seleção brasileira de handebol, não avançou à segunda fase do torneio olímpico.
Possíveis talentos
Como a lista de atletas ainda não está fechada, existem alguns paraenses com chances de integrar a delegação brasileira em Paris. Um dos favoritos a ficar com uma das vagas é o B-Boy Leony, do break, esporte estreante no programa olímpico em Paris. Ele é o atual campeão nacional do Red Bull BC One, importante torneio da modalidade.
No mesmo esporte, Mayara Collins é outra paraense que também pode estar na delegação do Brasil nos Jogos. Membro fixa da seleção brasileira ela é a atual tricampeã nacional da modalidade.
Quem também pode marcar presença nos Jogos é a levantadora Naiane Rios, que atualmente defende o Praia Clube, atual vice-campeão da Superliga de vôlei. Ela integrou a Seleção Brasileira que disputou os jogos Pan-Americanos de Santiago e terminou com a medalha de prata. A recente convocação e o bom desempenho na temporada credenciam a paraense a uma vaga na lista do técnico José Roberto Guimarães.