MENU

BUSCA

Olimpíadas 2024: qual estado da Região Norte terá mais atletas nos Jogos Olímpicos?

Saiba quem são os nortistas entre os 276 esportistas brasileiros que competirão em busca do pódio dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá em Paris, capital da França

Gabriel Bentes

A cada edição das Olimpíadas, centenas de brasileiros são selecionados para integrarem o Time Brasil no evento esportivo mundial. Neste ano, após a baixa de um atleta, oficialmente 276 esportistas brasileiros competirão em busca do pódio dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá em Paris, capital da França

A região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) do Brasil, contudo, será representada nas Olimpíadas por apenas três atletas. Veja a seguir qual estado do Norte levará mais atletas para os Jogos Olímpicos.

VEJA MAIS

Por que as Olimpíadas têm esse nome? Conheça a origem!
Nome dos Jogos Olímpicos não está diretamente ligado ao monte Olimpo

Quais são os brasileiros favoritos nas Olimpíadas? Confira 10 atletas para ficar de olho
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil leva 277 atletas que podem subir no pódio

Candidato à medalha, brasileiro desiste da Olimpíada após detectar hérnia de disco
Darlan Romani era uma das esperanças de medalhas para o Brasil nos Jogos de Paris, mas vai precisar passar por cirurgia para tratar o problema

Amazonas 

Encerrando um jejum de 12 anos, o Amazonas volta finalmente a ter um atleta do maior estado territorial do Brasil na competição esportiva. Pedro Nunes, atleta do lançamento de dardo, treina na Vila Olímpica de Manaus e está atualmente classificado como o 18º no ranking mundial da modalidade. Em 8 de julho, Pedro recebeu a convocação oficial para as Olimpíadas de Paris 2024.


Pará

O estado do Pará, por sua vez, terá dois representantes nas Olimpíadas de Paris. O primeiro paraense confirmado para os Jogos Olímpicos foi o boxeador Michael Trindade, que conquistou a vaga durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago e conquistou a medalha de prata, na categoria até 51 kg. Natural de Belém, o atleta morou boa parte da vida em Marituba e atualmente vive em São Paulo por fazer parte da Seleção Brasileira de boxe.


A segunda paraense a representar o Pará nas Olimpíadas de Paris é a ginasta Andreza Lima. A atleta foi convocada para integrar a equipe brasileira de ginástica como a primeira reserva para o time que tem Flavia Saraiva, a campeã olímpica Rebeca Andrade e Jade Barbosa. 


Andreza nasceu em Belém, mas atualmente mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde representa o Grêmio Náutico União (GNU) - equipe que revelou a campeã mundial Daiane dos Santos.

E os outros estados?

Neste ano, os estados do Acre, Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia não terão representantes nas Olimpíadas de Paris. 

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)

Paralimpíadas 2024