Olimpíadas 2024: Prova de triatlo é adiada e pode virar duatlo por conta da água do rio Sena

Após treinos serem cancelados, a disputa masculina marcada para esta terça-feira (30) foi adiada

Aila Beatriz Inete
fonte

Uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas corre o risco não ser realizada e sofrer uma adaptação em Paris. Por conta da qualidade do rio Sena, a disputa do triatlo pode virar um duatlo e excluir a parte aquática da modalidade. Nesta terça-feira (30), a disputa masculina individual, marcada para hoje, foi cancelada pela organização após novos testes apontarem que a água ainda tem um nível de bactérias elevado e atestarem que o rio não é seguro para banho. 

A disputa iria ocorrer às 3h do horário de Brasília desta terça-feira (30). Com isso, uma nova testagem foi realizada horas antes da prova e constatou o problema.  

VEJA MAIS 

image Olimpíadas 2024: Treino no rio Sena é cancelado pelo segundo dia por má qualidade da água
Provas de maratona aquática e de triatlo ainda são dúvidas nos Jogos de Paris por conta da qualidade do rio Sena

image Paris 2024: Juliana Viana faz história no badminton feminino
Piauiense soma 1ª vitória brasileira na modalidade em Jogos Olímpicos

image Gabriel Medina, 'filho de Poseidon'? Web reage após nota 9,90 de brasileiro no surfe
Maior nota da história na modalidade olímpica foi conquistada nas oitavas de final desta segunda (29)

Antes disso, treinamentos de reconhecimento no rio Sena já haviam sido cancelados pelo mesmo motivo. Agora, a organização vive um dilema entre cancelar a disputa aquática do triatlo e transformar a prova em duatlo ou mudar de local. A última opção é a mais difícil, pois a cidade francesa não tem muitas opções e a logística seria complicada. 

Além da prova de triatlo, a maratona aquática, onde a brasileira Ana Marcela Cunha é uma das favoritas, marcada para o dia 8 (feminino) e 9 de agosto (masculino) também pode ser afetada. No entanto, até o momento, o cronograma segue o mesmo e a disputa está mantida no rio Sena. 

Dias antes da abertura dos Jogos de Paris, a organização das Olimpíadas informou que o rio já estava apropriado para o banho após mais de 100 anos. A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, assim como a ministra do esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, chegaram a entrar na água como uma forma de comprovar a limpeza total do Sena. 

No entanto, após as chuvas na cidade, uma quantidade enorme de bactérias foi encontrada novamente nas águas do rio Sena. Agora, a organização deve adiar a prova até o dia 2 de agosto. O individual feminino, está marcado para a próxima quarta-feira (31), mas ainda é dúvida. Dia 5 de agosto é o revezamento misto por equipes, que ainda segue mantido. 

A modificação do triatlo para o duatlo é uma situação prevista pela World Triathlon (União Internacional de Triatlo). Caso ocorra a retirada da natação, serão acrescentados 5 km de corrida antes do ciclismo, substituindo, assim, os 1.500m de nado. Os 40km de bicicleta seguem mantidos e depois mais 10km da corrida final. 

Investimento francês 

Desde que Paris foi anunciada como sede das Olimpíadas em 2024, o governo francês investiu mais de R$ 7 bilhões para limpar o rio Sena e melhorar a qualidade da água. O local, inclusive, foi o grande destaque da abertura dos Jogos Olímpicos e a principal propaganda da organização. 

Desde a abertura das Olimpíadas, testes diários estão sendo feito no rio e com a chuva, a quantidade de bactérias aumentou significativamente, impedindo a liberação para o banho ou disputa de provas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paralimpíadas 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE OLIMPÍADAS

MAIS LIDAS EM OLIMPÍADAS