MENU

BUSCA

Olimpíadas 2024: Hugo Calderano perde de sueco e disputará o bronze no tênis de mesa

Mesmo com a derrota, este já é o momento resultado do Brasil no tênis de mesa; no domingo (4), o brasileiro disputa o bronze

Felipe Rosa Mendes / Estadão Conteúdo

Hugo Calderano foi derrotado na semifinal da chave de simples do tênis de mesa, nesta sexta-feira (2), e disputará a medalha de bronze na Olimpíada de Paris-2024. O atleta brasileiro desperdiçou 10 set points e acabou sendo superado pelo sueco Truls Moregardh por 4 a 2, com parciais de 12/10, 16/14, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8, em 1h08min de confronto, e perdeu a chance de brigar pelo ouro.

A disputa do terceiro lugar está marcada para as 8h30 de domingo, pelo horário de Brasília. Seu adversário na briga pelo bronze será o francês Felix Lebrun por 4 a 0. Curiosamente, o brasileiro superou o irmão de Felix, Alexis Lebrun, nas oitavas de final, na quarta-feira. Alexis é o atual 16º do ranking mundial, enquanto Calderano é o número seis na lista dos melhores do mundo.

VEJA MAIS 

O brasileiro ainda poderá fazer história também em nível continental e mundial. Isso porque o atleta se tornará, se faturar o bronze, o primeiro medalhista das Américas nesta modalidade numa edição da Olimpíada. Ele se juntaria a um restrito grupo de não asiáticos que subiram ao pódio olímpico.

Apenas quatro países fora da Ásia conseguiram uma medalha olímpica nesta modalidade. O único ouro é justamente da Suécia, país do rival que venceu Calderano nesta sexta - o título foi obtido por Jan-Ove Waldner em Barcelona-1992. Os suecos têm, ainda, uma prata e um bronze. Alemanha (quatro prata e cinco bronzes), França (uma prata e um bronze) e a antiga Iugoslávia (uma prata e um bronze) completam a curta lista.

Paralimpíadas 2024