MENU

BUSCA

Mesmo com menor delegação da história, Ucrânia lança selo postal olímpico

Apenas 140 atletas ucranianos vão competir na Olimpíada de Paris

Yurii Kovalenko / Reuters

KIEV (Reuters) - A Ucrânia lançou um novo selo postal para apoiar seus atletas que se dirigem a Paris para participar da Olimpíada, mesmo com o país enviando sua menor delegação da história em meio à guerra com a Rússia, que já se aproxima do seu 29º mês.

Apenas 140 atletas ucranianos vão competir na Olimpíada de Paris, o menor número da história do país nos Jogos.

A invasão russa ao país causou a morte de atletas e técnicos, forçou muitos deles a fugir dos conflitos e danificou instalações esportivas. Frequentes ataques aéreos e grandes blecautes de energia, causados pelos bombardeios russos, prejudicaram os treinamentos.

VEJA MAIS

Ex-deputada morre em suposto atentado enquanto ataque aéreo russo mata civis
Em outras partes da Ucrânia, pelo menos duas pessoas foram mortas e outras três feridas após um ataque de míssil russo em infraestrutura na região nordeste de Kharkiv

Espanha prende três pessoas por ataques cibernéticos contra países que apoiam a Ucrânia
Dois dos suspeitos foram detidos em Huelva e Sevilha, no sul da Espanha, enquanto o terceiro foi detido nas Ilhas Baleares, informou um comunicado da Guarda Civil.

Premiê do Reino Unido pede cooperação mais profunda em torno de Ucrânia e problemas da Europa
Starmer propôs uma redefinição dos laços pós-Brexit com a União Europeia

“Passamos infindáveis horas sem energia elétrica, sem água, no escuro, no frio, no calor. Acho que passamos por tudo", afirmou à Reuters Vlada Kharkova, uma esgrimista, enquanto ela e outros atletas se juntavam a autoridades para lançar o selo postal olímpico do país, no centro de Kiev, na sexta-feira.

“Essas condições nos fizeram mais fortes, e estamos prontos para mostrar a todo o mundo que, apesar de tudo, somos ucranianos, e somos inquebráveis como a nação ucraniana”, afirmou.

Uma coleção de seis selos mostra esportes nos quais a Ucrânia ganhou prêmios e medalhas no passado, incluindo esgrima, judô, tênis, canoagem, levantamento de peso e tiro esportivo.

Paralimpíadas 2024