Nada de cervejinha: Arábia Saudita proíbe álcool na Copa do Mundo 2034
Para o embaixador saudita no Reino Unido, príncipe Khalid bin Bandar Al Saud, é possível as pessoas se divertirem sem consumir álcool e será isso que acontecerá durante o evento sediado no país
A Copa do Mundo de 2034 será na Arábia Saudita e, mesmo com os milhares de pedidos para o país islâmico liberar a 'cervejinha' nos estádios, pelo jeito, não irá acontecer. Pelo menos foi o que afirmou nesta terça-feira (12) o embaixador saudita no Reino Unido, príncipe Khalid bin Bandar Al Saud.
VEJA MAIS
"Estamos felizes em receber todos dentro dos limites da nossa cultura, mas não vamos mudar nossa cultura para atender a outros", afirmou em entrevista à LCB. O consumo e a posse de bebidas alcoólicas são proibidos na Arábia Saudita desde 1952, com punições que vão de multas e prisão até deportação e penalidades públicas.
Para o diplomata, é possível as pessoas se divertirem sem consumir álcool e será isso que acontecerá durante o evento sediado no país. “No momento não permitimos álcool. É possível se divertir bastante sem álcool. Não é 100% necessário e se você quiser beber, depois de sair, fique à vontade”, afirmou.
Outro tema abordado foi a presença de torcedores LGBTQIA+ no Mundial. No país, relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais, e indivíduos transgênero não são reconhecidos. Ainda assim, o embaixador garantiu que todos serão "bem-vindos".
“Receberemos todos. Não é um evento saudita, mas mundial, e em grande medida, receberemos todos”, disse.
A candidatura saudita prevê partidas em 15 estádios distribuídos por cinco cidades: Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar. O King Salman Stadium, na capital Riade, será o palco da abertura e da grande final. Sem concorrentes na disputa, a Arábia Saudita foi escolhida por aclamação, após receber nota 4,2 de um máximo de 5 na avaliação da Fifa.