MENU

BUSCA

Messi abraça causa e impacta vida de ex-atleta paralímpico brasileiro

Camisa 10 do Barcelona é o novo embaixador de uma startup que desenvolve dispositivos para ajudar deficientes visuais. Ele presenteou Mizael Conrado com um aparelho inovador

LANCE!

Um dos garotos propaganda mais solicitados do planeta, Lionel Messi agora também virou embaixador de uma empresa israelense que desenvolve dispositivos tecnológicos inovadores para ajudar deficientes visuais.

A iniciativa da Orcam Technologies proporcionou um encontro do craque argentino com deficientes visuais. Um deles foi especial, com o brasileiro Mizael Conrado, ex-campeão paralímpico de futebol.

Devido a uma catarata congênita, Conrado nasceu cego. Ainda bebê, foi submetido a quatro cirurgias e, com elas, voltou a enxergar. Aos nove anos, após um descolamento de retina, foi perdendo novamente a visão e, aos 13, estava completamente cego novamente. No Instituto Padre Chico, ele teve seu primeiro contato com o futebol e foi desenvolvendo sua paixão até chegar à Seleção Brasileira. Foi campeão Olímpico de Futebol de 5 (para deficientes visuais), em Atenas-2004 e Pequim-2008. Atualmente, Conrado é o presidente do Centro Paraolímpico Brasileiro.

No encontro, o craque do Barcelona presenteou Mizael Conrado com o OrCam MyEye 2, um dispositivo pioneiro na área da visão artificial, capaz de detectar textos de qualquer superfície em tempo real e passar a informação de forma discreta ao usuário por um fone de ouvido. O aparelho também reconhece rostos, pessoas, gêneros e identifica produtos, cores e notas de dinheiro.

- É um equipamento que pode contribuir bastante na vida do cego - disse Mizael, que não escondeu sua felicidade em conhecer o craque argentino.

- Foi emocionante, um momento mágico e inspirador, conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do 'Dream Team' experimentando os recursos desse aparelho deixou claro que este é um dispositivo de mudança de vida para cada um deles. Tenho orgulho de atuar buscando fazer a diferença para tantos - disse Messi.

Esportes