Treinada pelo pai, paraense Isadora Yume conquista ouro na Brasil Cup de Jiu-Jitsu
A jovem de 17 anos pratica a arte suave desde os cinco anos e acumula títulos
Belém foi palco no último final de semana da Brasil Cup de Jiu-Jitsu, disputado no Ginásio da UEPA, no bairro do Marco. Na competição brilhou a atleta Isadora Yume, de 17 anos, que conquistou o título da competição na categoria faixa marrom. A atleta foi recebida na tarde desta segunda-feira, no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, pelo prefeito da capital Edmilson Rodrigues. Isadora é treinada pelo pai e contou um pouco sobre a convivência, rotina de treinos e planos.
A jovem carrega o jiu-jitsu de família. Isadora Yume é filha do mestre Rodrigo Cardoso, que passou suas técnicas e disciplina à filha, que vem conquistando títulos. Para a jovem, o jiu-jitsu mudou sua forma de viver e possui um ritual antes das lutas.
“Pratico o jiu-jitsu desde os 5 anos, meu pai é professor e ele conseguiu investir em mim. Quando ele percebeu que eu queria lutar, ele começou a investir mais, me ajudando com conselhos. Comecei a mudar a minha mente, a viver o jiu-jitsu. Sempre faço uma oração para que ele cuide da minha alma e da minha luta, desde então comecei a ter maturidade”, disse.
O convívio com o pai durante as lutas, treinos e em casa é algo trabalhado entre Yume e seu técnico. Para a jovem as broncas, conselhos e toda essa rotina de treinos e alimentação são essenciais para os bons resultados dentro do tatame.
“É difícil ter um pai como treinador, pois ele me avalia em casa e no jiu-jitsu. Nas graduações ele sempre fala, se mereço ou não uma faixa, sempre me motiva e está sempre ao meu lado. Ele fica mais nervoso que eu e é o meu fã número 1. Ter ele em casa e no tatame é benéfico. Temos muitos assuntos sobre os esportes, se posso ou não fazer alguns movimentos, além de me ajuda na alimentação”, contou.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS
Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu Isadora Yume e falou da importância das práticas esportivas com os jovens. O prefeito disse ainda do orgulho que é ter esportistas levando o nome do Estado.
“A vitória da Yume é afirmação de uma tradição que é mundial. Essa jovem participou do Brasil Cup, ganha medalha e não tenho dúvida que terá sucesso como sinônimo de seu futuro. Quero parabeniza-la e também sua família, que dá apoio total, técnico e também, afetivo, pois tenho a informação que seu pai é treinador, além da academia Machida pelo karatê e jiu-jitsu que eles conseguem desenvolver de forma brilhante”, concluiu.