MENU

BUSCA

Sem uso, quadras de tênis do Portal da Amazônia devem receber novo projeto; veja

As quadras de tênis localizadas próximo à entrada da rua Osvaldo Caldas de Brito seguem trancadas. Para os moradores, fica o espaço ocioso, mas Prefeitura confirma novo projeto

Luiz Guilherme Ramos

Aulas gratuitas de tênis para a população, por meio do projeto Escola de Esporte, devem ser ofertadas em breve no Portal da Amazônia, anunciou a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Belém (Sejel). A modalidade será oferecida em duas quadras, localizadas próximo à entrada da rua Osvaldo Caldas de Brito, que não ganharam finalidade e seguem até hoje trancadas.

O Portal da Amazônia é uma imensa janela para o rio, situada no bairro do Jurunas, em Belém e possui quadras poliesportivas, entre outras áreas de recreação. Segundo a Sejel, as quadras de tênis do local foram inauguradas no final da gestão anterior, no dia 27 de dezembro de 2020, sem que as obras estivessem concluídas. “Logo após a inauguração, a gestão anterior suspendeu os pagamentos da empresa responsável. Ao tomar posse, a nova gestão da Prefeitura Municipal de Belém realizou vistorias com diversos órgãos e constatou a inconclusão da obra das quadras, o que a obrigou a fechar os espaços para segurança da população e dos esportistas”.

Além das deficiências, a Prefeitura informou que precisou revisar todo o projeto e acrescentar mais itens, como quiosque, bancos e pergolado. Na época da inauguração, a própria secretaria informou que iria instalar um projeto em parceria com a Federação Paraense de Tênis, para fomentar a prática esportiva na região, mas a ineficiência do espaço atravancou a iniciativa. “A Secretaria acompanha as duas últimas etapas de construção que correspondem ao abastecimento de água dos banheiros e vestiários, e adequação do cabeamento elétrico para entregar as quadras para uso como a população de Belém merece. Em relação ao aproveitamento das quadras, a Sejel irá oferecer aulas gratuitas de tênis, por meio do projeto Escola de Esporte”, anunciou.

População aguarda finalidade à quadra de tênis do Portal da Amazônia (Igor Mota / O Liberal)

 

Moradores

No Portal da Amazônia, os espaços esportivos mais concorridos são as quadras de areia e futsal. Não há propriamente um uso específico de cada um deles. À noite, por exemplo, algumas quadras servem de palco para os ensaios de quadrilhas juninas e, assim, a juventude do bairro se manifesta. Diferente das quadras de tênis que estão ociosas. “Eu vejo que não há um interesse de ocupar. Desde que construíram, eles ainda não entregaram e nem têm uma finalidade. Um espaço desse poderia ser da população, mas além de ser para um esporte pouco praticado, não há interesse no incentivo”, lamenta o microempresário Rogério Ribeiro, 40, que trabalha com venda e aluguel de produtos aos finais de semana.

Segundo ele, diferente de outras áreas públicas da capital, o Portal da Amazônia ainda carece de melhor estrutura para atrair visitantes e praticantes de esporte. “É um espaço que não tem onde se abrigar do sol ou da chuva. As pessoas podem vir e ficar, mas elas precisam de estrutura e de um projeto que dê finalidade. Por que não fazem uma escola de tênis, ensinam as pessoas a praticarem? O pessoal aqui gosta de futebol, se não incentivar, ninguém vai usar”, alerta. 

Próximo, alguns trabalhadores da Prefeitura de Belém fazem a segurança do espaço. Sem se identificar, um deles diz que as quadras não foram inauguradas por conta dos furtos de equipamentos e fiação, enquanto quem passeia com a família aguarda a liberação para se tornar mais uma alternativa. “Eu venho aqui todo final de semana e nunca vi o espaço aberto. Seria uma boa abrir e convidar os jovens para conhecer outro esporte diferente do futebol”, reitera o motorista Mauro Meirelles (24).

Até o momento, espaço segue fechado. (Igor Mota / O Liberal)

Federação de Tênis 

Procurada, a Federação Paraense de Tênis informou que ainda aguarda um posicionamento da atual gestão e que está aberta à parcerias de fomento ao esporte, como os programas que já existem em Belém. 

“Assim que for liberado, nós estaremos aqui para somar. Já temos projetos em execução, como o ‘Fonte de Luz’, que realizamos em uma escola no bairro da Pratinha, onde cerca de 100 crianças são atendidas. Também promovemos o tênis em cadeira de rodas. Então, se for de interesse da atual gestão, nós estamos aqui para somar”, informa o presidente da federação, Roberto Kataoka.  

Conforme a Federação, existia uma ideia de parceria com a gestão do ex-prefeito Zenaldo Coutinho, mas acabou não ocorrendo por conta dos ajustes no espaço. Sobre o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, o presidente se diz aberto à ideias de incentivo ao esporte. “Não somos ligados em nenhum partido. Nosso interesse é tornar o tênis um esporte acessível. O que a atual gestão decidir, nós estamos aqui para apoiar”, encerra.

Mais Esportes