MENU

BUSCA

Além da idade: Projeto promove a prática de muay thai entre idosos em Belém

Iniciativa é voltada para todos os públicos, mas os idosos são maioria, quebrando barreiras da idade

Aila Beatriz Inete

Por ser um esporte que envolve muita força, agilidade e golpes duros, as pessoas não costumam associar o MMA ao público da terceira idade. Para muita gente, as modalidades de combates são apenas para "jovens", mas não é verdade.   

Aqui em Belém, um projeto social pequeno e novo tem provado que o esporte de combate é para todos. Há cinco meses, Alberto Lima, conhecido como o Mestre Bolo Thai, e a esposa, Leonor Lima, aproveitaram o espaço cedido por uma igreja no bairro da Pedreira para dar aulas de muay thai para idosos. 

O professor tem uma academia onde treina diversos atletas e decidiu repassar um pouco do seu conhecimento para outras pessoas que não conheciam a modalidade ou nunca tinham tido contato prático com ele. 

VEJA MAIS 

Dona Marina França tem 71 anos e é uma das participantes do projeto, junto do marido, seu Carlos Alberto França, de 81, tem sentido uma grande melhora no bem-estar físico e mental. 

Em entrevista para o Núcleo de Esportes de OLiberal ela contou que nunca tinha ouvido falar sobre muay thai, conheceu a modalidade por meio do projeto na igreja e decidiu ir experimentar. Desde então, ela não perde uma aula. 

"Depois que começamos esse projeto na nossa igreja, nós nos sentimos muito bem, tem mais vigor para fazer as coisas e quase só tem pessoas de idade, assim como eu. Eu tenho 71 anos, meu marido tem 81, mas nós nos sentimos novos, renovados", contou Dona Marina. 

O muay thai é uma arte marcial tailandesa milenar. Ela é reconhecida por ser uma base da luta em pé, pois mescla chutes, socos, joelhadas e até cotoveladas, se aproximando do kickboxing. 

O esporte tem muitos benefícios que fazem bem para a saúde, como o auxílio no fortalecimento muscular, melhora no equilíbrio e coordenação motora, além de ser um aliado na luta contra a depressão. 

"Com a arte marcial, o idoso tem a oportunidade de explorar uma nova forma de exercícios que vão fortalecer não somente o corpo, mas irá promover a saúde mental e emocional", afirmou o Mestre Bolo.

Dona Marina sabe e sente bem dos benefícios proporcionados pela luta. Segundo ela, desde que começou a treinar, o dia a dia tem sido mais fácil e produtivo.   

"Eu me senti mais disposta para minhas tarefas em casa e menos cansaço, a qualidade de sono está melhor. Cada sábado que a gente vai participar, voltamos de lá mais renovados. Eu gostaria que não fosse só nós que participássemos desse projeto, porque é muito bom para nós que somos idosos e para os jovens também", relatou Dona Marina. 

O projeto é totalmente gratuito. Uma iniciativa simples e pequena, mas que, por meio do esporte, tem proporcionado grandes mudanças na vida de pessoas. 

Mais Esportes