Preparador físico auxilia colaboradores de O Liberal para a 37º da Corrida do Círio
Diego Bernard fala sobre os exercícios básicos para fazer uma boa prova
A corrida do Círio chega a sua 37° edição. Depois do hiato de dois anos por conta da pandemia da covid-19, a prova, que é uma das mais populares do estado, volta às ruas de Belém. Com percursos de 5 km a 10km, a preparação dos competidores é fundamental. Por isso os colaboradores do Grupo Liberal estão podendo contar com o auxílio do educador físico, o professor Diego Bernard, para chegarem bem no circuito.
A corrida, seja em áreas abertas ou em espaços fechados, traz vários benefícios para a saúde física e mental. A modalidade ajuda a controlar o estresse, colesterol, previne a osteoporose, dentre outros. No entanto, Diego Bernard ressalta que é preciso ter alguns cuidados, já que há o impacto do corredor no solo e isso pode ocasionar lesões.
“A corrida tem vários benefícios para as pessoas, só que ela também pode ser lesiva [se feita de maneira errada], pois você corre em algo duro, faz reta, sobe, desce, trabalha força e agilidade, por exemplo”, explicou Diego.
VEJA MAIS
Com os colaboradores do grupo Liberal, o preparador físico explicou que tem aplicado alguns métodos educativos para melhorar a mecânica da corrida. O objetivo é turbinar o desempenho dos participantes na prova.
“Os educativos de corrida são exercícios que têm como objetivo simular padrões de movimentos desejáveis durante a corrida, uma ferramenta muito importante na qualidade no treino de corrida, principalmente quando falamos sobre a melhor postura ao correr. Nós estamos trabalhando força, flexibilidade, resistência mental, alguns métodos de mecânicas de corrida. Treino em subida, onde você desce e sobe, força muscular, agilidade e resistência”, explicou.
Diego destacou que para quem vai fazer a corrida do Círio ou qualquer outro percurso é importante começar de forma mais leve e com a ajuda de um profissional. Além disso, ele ressaltou que a alimentação, sono e material, como os tênis adequados são muito importantes para o desempenho do corredor.
“Com o tempo [os treinamentos] vão ficando mais fáceis. Quando chegar mais próximo [da prova], vamos testar a corrida, em algo similar ao percurso, que é muito importante para o atleta”, concluiu.
A Corrida do Círio está na sua 37° edição. Este ano a prova ocorre no dia 23 de outubro, a partir de 6h, no Portal da Amazônia.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA