Por meio do jiu-jitsu, projeto social busca transformar a vida de jovens de Belém
Com o objetivo de retirar as crianças das ruas, ex-lutador de MMA cria centro de assistência
Quando criança, o ex-lutador de MMA Jony Melo conseguiu mudar de vida por meio do jiu-jitsu. Agora ele tenta ajudar outros jovens a terem a mesma oportunidade que ele. Assim, o atleta criou o projeto social Mente Ocupada Fé em Deus, que atende crianças e adolescentes de Belém.
“Eu parei de lutar MMA há quatro anos, ainda sou atleta de jiu-jitsu. Quando eu voltei para o Pará, resolvi montar esse projeto, já que eu fui retirado de situações de riscos por meio de um projeto e minha vida mudou. Resolvi fazer por essas crianças o que fizeram por mim um dia”, relatou o professor.
Localizado no Parque Verde, o projeto funciona de segunda a sexta-feira, com 147 jovens diariamente. De acordo com o professor, os jovens recebem kimonos, alimentação e acolhimento. E é nesse processo que muitos acabam se apaixonando pela arte suave.
Os atletas do centro já tiveram a oportunidade de participar de várias competições, como o Campeonato Norte e Nordeste realizado em São Luís, no Maranhão. A equipe conseguiu 11 pódios, sendo seis em primeiro lugar, três em segundo e dois em terceiro.
Além de competições regionais e estaduais, o projeto também já levou atletas para o Campeonato Mundial, que ocorreu em setembro deste ano, em Fortaleza.
“Fomos com 29 atletas e trouxemos 22 medalhas. Obtivemos 80% de aproveitamento nesse campeonato, em que tivemos a honra de participar da Seleção Paraense de Jiu-Jitsu e fomos campeões mundiais por equipe”, declarou o professor.
Jony ressalta que o projeto social Mente Ocupada Fé em Deus é muito importante para os jovens, pois, assim, eles encontram um caminho diferente das ruas.
“A importância do projeto para eles é a integração social e a qualidade de vida. Tirar eles de situações de riscos, dando educação familiar e usando o esporte como como chave para tudo isso”, finalizou Jony Melo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA