Paidex terá sua segunda etapa no final de abril
Largada será do Mercado de São Brás, em Belém, com chegada a Inhangapí, distante 80km de Belém
O desafio Paidex de mountain bike, uma jornada de 5 etapas durante o ano, está com a segunda etapa marcada. A data escolhida foi 28 de abril e terá como largada o mercado de São Brás, às 6h, com destino à cidade de Inhangapi, no nordeste paraense, distante de Belém cerca de 80 quilômetros. O trajeto será coberto por um aparato que conta com ambulância e batedores.
Não há pódio, tampouco há colocações, pois o objetivo de cada etapa é a conclusão do percurso no tempo determinado pela organização com médias de velocidade oscilando de 12 km/h a 14 km/h e passando em postos de controle (PC) para ter passagem registrada e receber insumos mínimos para seguir até o próximo PC.
No Paidex, o participante é levado a testar sua capacidade de resistência, perseverança, autossuficiência em níveis crescentes na busca de seus limites. É uma maneira de sair, gradativamente do comodismo, sobretudo do sedentarismo esportivo. O desafio é pedalar percursos em asfaltos ou em entradas de sítios, ou fazendas, caso sejam postos na planilha do trajeto.
No mês passado, foi realizada a primeira edição da temporada com saída de São Brás (antigo mercado) e a chegada em Mosqueiro. Foi um percurso de 75 km conforme explicação de Aleixo Jr, da comissão organizadora. A presença de 600 participantes bateu recorde do ano passado em que se verificou 500 inscrições.
Inscrições ao Paydex/Inhangapi seguem até o dia 20 de abril. O valor é de R$ 45,00. Os postos disponível ao público, são, Amazônia Bike na Av. João Paulo II, 27 (proximidade do Colégio Acrópole); Ciclor Bike Shop, Av. Conselheiro Furtado, 593 (entre Pe. Eutíquio e Apinagés); Hoken Ananindeua (loja 5), na Br-316 Km 2 nº 1500; HP Suplementos: Loja 1: Tv. Lomas Valentinas, 1076 e Loja 2: Tv. José Bonifácio, 394; Le Postiche: Loja 1: Shopping Pátio Belém 2º Piso; RR Chevrolet, Av. Duque de Caxias esquina com Mariz e Barros.
Na reunião técnica, marcada para o dia 26 de abril no auditório da RR Chevrolet - Av. Duque de Caxias/Mariz e Barros, 19h30, a organização apresentará o percurso, além de explicar as regras e também e realiza entrega dos kits do participante contendo o 'item' crucial para a participação do evento, "o passaporte".
"É nele será feito todo o registro da pedalada. Caso o participante não consiga estar presente, pode eleger um representante para retirar o material bastando apresentar um documento do mesmo com foto ou autorização expressa", conta Aleixo.
"Os kits não serão entregues na concentração no dia do evento, a equipe de apoio estará apenas de posse do passaporte e adesivos de tempo para viabilizar a participação do inscrito, todo o foco e esforço está concentrado no credenciamento e largada", explica.