UFC: Adesanya afirma que Poatan precisará conquistar direito a revanche após nocaute
Nigeriano reconquistou o título de campeão do peso médio e levou para casa mais 50 mil dólares pelo nocaute em Poatan, que lhe rendeu o bônus de 'Performance da Noite'
O brasileiro Alex Poatan, de 35 anos, perdeu o cinturão de campeão da categoria “peso-médio” do UFC, após ser nocauteado pelo nigeriano Israel Adesanya, de 33 anos, na madrugada do último domingo (9). Na entrevista pós-luta, o novo campeão da divisão que vai até 84 quilos afirmou que ainda não é o momento de uma revanche para o brasileiro.
VEJA MAIS
Segundo Adesanya, o embate entre os dois lutadores está finalizado, sendo necessário que Poatan busque reconstruir sua história: “Está acabado. Ele teve a história dele e agora é a minha. Fechei esse capítulo e agora vou seguir em frente”, disse o lutador.
Além disso, o nigeriano afirmou que o lutador brasileiro precisará reconquistar seu lugar para lhe desafiar novamente:
“Dei a ele um caminho rápido até o cinturão. Poderia ter dito não. [...] Queria aquele desafio. O cara que me venceu no kickboxing, por isso aceitei. Eu ganhei a revanche imediata pelo que fiz nesse esporte. Percorri um longo caminho, conquistei essa revanche. Agora ele tem que fazer o mesmo, se quiser. Mas não acho que ele vai fazer isso”, declarou Adesanya.
O lutador nigeriano acredita que Poatan irá subir de categoria, para a divisão dos meio-pesados (até 93 quilos), que tem como campeão atualmente o estadunidense Jamahal Hill, de 31 anos.
Vale lembrar que Adesanya e Poatan já haviam se enfrentado duas vezes antes do UFC, quando ainda lutavam apenas kickboxing. Poatan levou a melhor nas duas vezes, vencendo o nigeriano por decisão unânime em 2016 e com um nocaute em 2017. O brasileiro voltou a venceu Adesanya em novembro de 2022, quando conquistou o título de campeão dos médios, já pelo UFC.
A luta do último domingo, pelo UFC 287, foi uma revanche direta de Adesanya. Após ser derrotado em novembro, o lutador nigeriano teve direito a lutar contra Poatan mesmo sem enfrentar outros lutadores antes do confronto. Essa foi a primeira defesa de cinturão do brasileiro. Veja como foi o nocaute:
Adesanya ganha bônus de "Performance da Noite” por nocaute
Além de ter reconquistado o título de campeão do peso-médio, Adesanya ainda recebeu da organização um bônus de 50 mil dólares (cerca de R$253 mil) pelo nocaute em Poatan. Além dele, o estadunidense Rob Font também conquistou o bônus pelo nocaute na vitória contra Adrian Yanez. Veja o momento:
O bônus de “Luta da Noite” foi recebido por Kelvin Gastelum e Chris Curtis, que protagonizaram uma luta com bastante trocação e fortes emoções, que terminou com a vitória de Gastelum por decisão dos juízes. Confira os melhores momentos da luta:
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor web de OLiberal.com, Felipe Saraiva)