Luau do Mangue: Surfistas promovem limpeza de rios, praias e manguezais de Salinas
Evento contará com 70 pessoas divididas em equipes; vence quem recolher mais garrafas pets e de vidro
A Federação Paraense de Surf realiza neste sábado (21) a terceira edição da limpeza dos manguezais e margens dos rios e das praias de Salinópolis (PA). A ação conta com a parceria da Cooperativa de Reciclagem de Salinópolis (COOPRESAL) e também com os catadores de caranguejo, ribeirinhos, esportistas e ONG, que visa a retirada de lixo jogados por banhistas durante o período de veraneio. O evento inicia às 7h, com um café da manhã no restaurante Mangue Beach e contará com gincana, muita música, esportes e encerrando com o “Luau do Mangue”.
O presidente da Federação paraense de Surf, Noélio Sobrinho, conversou com a equipe de OLiberal sobre o evento e a importância de ações para preservar a natureza na cidade de Salinas.
“O evento nasceu com objetivo de preservar as praias, rios e manguezais. Estamos em um país que se concentra os maiores manguezais do planeta e o Pará é um dos estados que possui a maior área de mangue. Moro há 24 anos em Salinas e o mangue é um berçário de uma biodiversidade gigante. Costumamos preservar essa área onde passa um rio, chamado ‘Igarapé da Roça’, é um afluente do Rio Sampaio, que passa na Ponte do Atalaia, quando os banhistas vão para as paias de Salinas acabam jogando lixo na praia. Quando a maré vaza, ela puxa o lixo e quando enche, joga tudo isso nos manguezais. Animais acabam comendo tudo isso, pescadores e catadores de caranguejo reclamam que estão com suas atividades prejudicadas”, disse.
Por conta da pandemia, a limpeza dos rios, praias e manguezais não ocorreu no ano passado. Nesta edição terá o apoio do Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICEDAM). No final da ação o evento contará com uma competição de stand up paddle (SUP), e caiaque, logo em seguida a famosa “remada noturna” com pranchas e caiaques equipados com led.
“A galera do surf resolveu reunir, fizemos duas edições e agora estamos voltando, teremos palestras, com os funcionários de cooperativas de Salinas e todos os resíduos serão encaminhados de uma forma correta. Uma gincana com 70 atletas divididos em sete equipes, irão recolher garrafas pets e de vidro, vencer a equipe que conseguir recolher o maior número de resíduos. O grupo vencedor ganhará a premiação de R$1 mil.
Programação
Local: Restaurante Mangue Beach – Salinas
Data: 21.08.2021
7h – Café da manhã
8h – Início da competição
12h – Almoço
14h – Segunda etapa da gincana
17h – Competição de SUP e caiaque
18h – Encerramento e premiações da gincana e das competições de SUP e caiaque
19h – Passeio noturno com SUP e caiaques com iluminação de led
20h – Luau do Mangue com djs e bandas
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA