Jogadores de vôlei amador vivem expectativa para jogo da Superliga em Belém
Amigos que se reúnem para jogar vôlei todas as semanas falaram sobre o aumento da popularidade do esporte na cidade
Amigos que se reúnem para jogar vôlei todas as semanas falaram sobre o aumento da popularidade do esporte na cidade
O vôlei se tornou uma das modalidades mais populares no Brasil. Para além do âmbito profissional, diversos grupos de atletas amadores passaram a incluir a modalidade no dia a dia, não apenas praticando, mas também torcendo para times profissionais. Em Belém, os entusiastas do voleibol agora vivem a expectativa pelo jogo da Superliga A, que ocorrerá na capital paraense.
A partida entre as equipes Renata e Sada Cruzeiro será realizada no dia 22 de fevereiro, às 18h30, no ginásio do Mangueirinho. Com estrelas como Bruninho, Douglas Souza, Lucão e Wallace, o jogo tem agitado os fãs da modalidade, como Caio Nascimento e José Amauri, que estão ansiosos para ver de perto os ídolos do esporte.
“Já estou com meu ingresso comprado. Assim que saiu a notícia, nosso grupo de amigos começou a se mobilizar para assistirmos juntos a esse jogo. Tenho certeza de que será um evento que vai atrair muita gente”, contou Caio.
“A chance de ver presencialmente o levantador Bruninho não acontece todo dia. Além de acompanhar profissionais que nos inspiram a ser como eles, é claro, é ótimo para o nosso estado, pois nem sempre tivemos capacidade para sediar um evento desse porte”, completou Amauri.
VEJA MAIS
Desde 2023, os dois praticam juntos, de forma amadora, o vôlei de areia, com um grupo de cerca de 18 amigos. Para eles, o esporte é uma excelente alternativa de exercício físico, principalmente quando praticado na areia.
“O vôlei te ajuda a desenvolver diversos fatores, como coordenação, reflexos, raciocínio rápido, movimentação, noção de espaço e, claro, é um cardio considerável”, disse Caio.
“A maioria das arenas que existem hoje, e que se popularizaram em Belém, são arenas de areia. Então, o vôlei que jogamos é o vôlei de areia. Com a presença da areia, o jogo se torna um pouco mais complicado, devido à sua volatilidade e ao ar, além de ser mais cansativo quanto mais areia houver, justamente por causa da dificuldade do terreno. E como é um esporte coletivo, fica mais divertido jogar com os amigos”, continuou Amauri.
Para os amigos, apesar do crescente interesse do público pelo vôlei, ainda falta mais investimento no esporte no estado, principalmente no âmbito profissional. Caio, que também é jogador profissional e já disputou o Campeonato Paraense pelo time da Assembleia Paraense, sente falta de visibilidade para a modalidade.
“Houve um aumento significativo de pessoas praticando esse esporte, principalmente no vôlei amador. Porém, o incentivo ainda deixa a desejar. Existem poucas escolinhas de vôlei para quem quer aprender, além de pouco esforço para trazer mais jogos profissionais, o que ajudaria a atrair a atenção das pessoas e despertaria ainda mais interesse pelo vôlei. Até mesmo no âmbito profissional, a situação é ruim, pois existem poucos clubes que mantêm times de vôlei para disputar competições. Muitos desistiram para investir em outros esportes ou setores”, disse.
A partida entre Renata e Sada Cruzeiro, pela Superliga A, terá cobertura completa no portal Oliberal.com. Os ingressos para o jogo estão à venda virtualmente, com preços a partir de R$ 80.