Guilherme Paraense pode ser tornar patrono do esporte olímpico do Brasil; entenda

Projeto de lei tramita na Câmara, recebeu parecer favorável de relator, e depende da aprovação da Casa para começar a valer

Caio Maia
fonte

O primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas, Guilherme Paraense, está prestes a ser reconhecido como "Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro" pela Câmara dos Deputados. Na última sexta-feira (5), a Comissão de Cultura (CCULT) deu um parecer favorável ao pedido, com o relator deputado Niltinho (PSD-SE) apoiando a proposta. Para que o projeto se torne realidade, ainda é necessária a aprovação da Casa.

VEJA MAIS

image Na ginástica, paraense Andreza Lima é convocada para as Olimpíadas de Paris
Atleta de apenas 17 anos vai com a equipe de ginástica artística para os Jogos de Paris como reserva

image Muay Thai: paraense é convocado por equipe de São Paulo para focar em carreira profissional
O jovem Gabriel Lopes está em São Paulo para conquistar sonho de ser tornar um dos grandes nomes da modalidade

O projeto de lei, apresentado pelo deputado Raimundo Santos (PSD-PA) em março deste ano, vem tramitando pelo Congresso Nacional e chegou à CCULT em abril. Na última sexta-feira, a proposta deu um passo importante com o parecer favorável do relator. No voto, o deputado Niltinho ressaltou a relevância de Guilherme Paraense para o esporte brasileiro.

"A AMAN também o homenageou nomeando 'Polígono de Tiro Tenente Guilherme Paraense' o conjunto de estandes de tiro da Academia. O Governo do Pará, em 2016, fez sua homenagem com a inauguração da 'Arena Guilherme Paraense', um espaço multiuso. Entendemos que, por toda a trajetória e relevância para o esporte brasileiro, distinguido por excepcional contribuição e demonstrado especial dedicação à modalidade, Guilherme Paraense deve ser declarado Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro", afirmou Niltinho.

Com o parecer favorável, o projeto de lei segue para o plenário da Câmara, onde precisará de maioria simples de votos dos deputados presentes, desde que a maioria absoluta (257) esteja presente.

Guilherme Paraense

Nascido em Belém, Guilherme Paraense foi o primeiro esportista brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. O feito histórico ocorreu nas Olimpíadas de Antuérpia, em 1920, na prova de tiro rápido de pistola a 30 metros.

Além da medalha de ouro individual, Paraense também conquistou a medalha de bronze por equipes, ao lado de Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade e Sebastião Wolf.

Dois anos após os Jogos de Antuérpia, Paraense conquistou o título pan-americano no Peru. Ele também foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Tiro, em 1940, e manteve-se envolvido com o esporte durante toda a sua vida. Guilherme Paraense morreu em 1968, aos 83 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES