MENU

BUSCA

Ginasta japonesa é retirada dos Jogos Olímpicos após beber e fumar em idade ilegal

Shoko Miyata era a capitã da seleção feminina de ginástica artística do Japão

Andréia Santana

A ginasta japonesa Shoko Miyata foi retirada dos Jogos Olímpicos de Paris pela Associação Japonesa de Ginástica (JGA). A atleta, que era a capitã da seleção feminina de ginástica do Japão, foi punida por beber e fumar fora da idade legal prevista no país asiático. 

No Japão, a idade legal para consumir bebida alcoólica e fumar é de 20 anos, e Miyata só tem 19 anos. Além da ilegalidade, o código de conduta da JGA proíbe ginastas de consumirem as substâncias durante as atividades da equipe, independentemente da idade.

"Ambas as partes discutiram o assunto e decidiram retirar (Miyata) dos Jogos Olímpicos", afirmou o diretor-executivo da JGA, Kenji Nishimura, em coletiva de imprensa.

VEJA MAIS

Quais esportes saíram das Olimpíadas em 2024? Veja a lista
Alguns esportes presentes em Olimpíadas passadas não estarão nesta edição; confira quais


Qual a história dos Jogos Olímpicos? Saiba onde e quando ocorreram as primeiras Olimpíadas
Veja como surgiu o evento que se tornou o grandioso espetáculo esportivo que conhecemos hoje


Paris 2024: Papa Francisco pede pelo cumprimento da ‘trégua olímpica’; entenda
Na semana de abertura das Olimpíadas de Paris, o Papa Francisco pediu pela trégua em guerras e pela paz no mundo

Ainda de acordo com Nishimura, a atleta teria cedido a pressão das metas competitivas estabelecidas. O incidente com cigarros teria ocorrido em Tóquio, e com a bebida alcoólica na vila do Centro de Treinamento Nacional do Japão. 

A atleta ainda não comentou o caso publicamente. Miyata foi medalhista de bronze no Mundial de Ginástica em 2022, e era um dos grandes destaques do time olímpico do Japão, onde faria sua estreia para tentar conquistar a primeira medalha do país. 

Mais Esportes