Gabriel Bortoleto perde vitória na F2 por punição e chega à última etapa liderando por 0,5 ponto

Brasileiro foi punido por conta de uma infração na linha do pit lane

Conteudo Estadão
fonte

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no GP do Catar da Fórmula 2 neste domingo, mas foi punido com o acréscimo de 5 segundos em seu tempo e terminou na terceira colocação. O vencedor foi o estoniano Paul Aron, seguido pelo francês Isack Hadjar, adversário do brasileiro pelo título da temporada.

Bortoleto chega à última etapa do Mundial de Fórmula 2 com vantagem de 0,5 ponto para Hadjar. O brasileiro tinha 3,5 pontos de vantagem antes do GP deste domingo, mas enfrentou uma corrida complicada. A definição do campeonato acontece nos Emirados Árabes Unidos, no próximo final de semana. A corrida sprint está marcada para sábado, e a prova principal acontece no domingo.

Saindo do segundo lugar, Borboleto assumiu a liderança após uma ótima largada e deixou o pole, Paul Aron, para trás. Já Hadjar, que partiu da nona colocação, perdeu uma posição já saída e fechou a primeira volta na 11ª posição.

image Norris rebate fala de Verstappen sobre ser campeão na F1 com a McLaren: 'Discordo totalmente'
Piloto inglês disse que o holandês podera fazer um 'show de comédia' por conta da declaração durante o GP do Catar

image Exclusivo: Felipe Massa fala sobre legado de Senna para o Brasil em lançamento de série
"É praticamente um 'deus' pra nós", disse o piloto brasileiro que foi vice-campeão mundia de F1 em 2008.

image Quem é Gabriel Bortoleto? Conheça o novo representante do Brasil na Fórmula 1
Jovem piloto é a grande aposta da Sauber para a temporada de 2025 e coloca o Brasil de volta no grid da principal categoria do automobilismo mundial após 7 anos

Na sexta volta, Borboleto e Aron já abriam mais de quatro segundos para o terceiro colocado, Dino Beganovic. O estoniano foi aos boxes para troca de pneus na volta seguinte, e o brasileiro foi chamado para entrar no oitavo giro.

Andrea Antonelli, porém, foi parar na caixa de brita após problemas com seu carro, e o safety car foi acionado. No momento em que entraria no pit lane, Borboleto foi avisado que o setor estava fechado e teve que fazer uma manobra brusca para voltar à pista, mas acabou cruzando as linhas de entrada.

Após fazer sua troca de pneus, o brasileiro voltou à pista na sétima posição, atrás apenas de pilotos que ainda não tinham feito a parada nos boxes. Hadjar conseguiu se beneficiar da confusão e voltou atrás de Aron após a troca de pneus.

Por ter cruzado as linhas na entrada do pit lane, Borboleto foi punido com 5 segundos de acréscimo ao seu tempo. Na relargada, o brasileiro chegou a sair da pista na curva 1, mas conseguiu voltar. Problema com o mexicano Rafael Villagómez, que parou na curva 6, acabou provocando nova entrada do safety car.

Após nova relargada, na 17ª volta, Borboleto foi ganhando posições dos pilotos que estavam a sua frente com os pneus desgastados, mas trazia logo atrás Aron e Hadjar. Com tantas voltas com o safety car, o final de prova foi determinado pelo tempo limite e não pelas 32 voltas previstas.

O brasileiro cruzou a linha de chegada na frente, mas não com vantagem suficiente para subir no lugar mais alto do pódio, que foi ocupado por Aron. Hadjar também terminou menos de 5 segundos atrás Borboletto e subiu uma posição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES