Federação Paraense de Breaking é lançada na noite desta sexta-feira (14) em Belém
Entidade busca expandir o esporte no Estado, além de qualificar os talentos paraenses
A Federação Paraense de Breaking (FPAB) está oficialmente lançada. A solenidade ocorreu em Belém, na Loja Ná Figueiredo, na Avenida Gentil Bitencourt, no bairro Nazaré, na noite dessa sexta-feira (14), com um clima de festa.
O presidente, Ivan Pires, que é produtor cultural, afirmou que a entidade tem um amplo planejamento que prioriza ações sociais e educacionais além da valorização da cultura hip hop de onde o breaking foi originado. Foram apresentados os eixos temáticos de um plano global preliminar com a execução de oficinas, busca por bolsas de incentivo e a preparação técnica voltada aos atletas de alto rendimento, entre outros enfoques.
Um dos focos institucionais é a atuação como canal para a qualificação de talentos paraenses a competições internacionais, com o ápice nas Olimpíadas: "Não é só a gente acreditar nas pessoas, mas elas acreditarem em si mesmas", afirmou Ivan, que já projeta a realização de oficinas para o próximo mês.
"Somos agentes culturais, e o intuito é contribuir para transformar a realidade dos bairros, das cidades e do nosso Estado", adiantou o diretor técnico Ismael Rodrigues. "O breaking é uma forma de expressão que vem dos guetos, de uma parte da sociedade que não tem a melhor atenção do poder público, mas que tem voz", disse o empresário Ná Figueiredo, conhecido por apoiar manifestações artísticas em Belém.
Composição
A FPAB reúne seis entidades em sua composição, superando as congêneres de outros Estados, a maioria apresentando três instituições. Na programação em Belém, foram apresentados os treze membros da diretoria e anunciados projetos e planejamentos a curto, médio e longo prazo, entre eles oficinas e clínicas, organização de competições e a construção de centros de treinamentos. Um dos focos em vista é inserir o breaking nos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs).
Representatividade
No final do evento foi realizada uma concorrida cypher – o conjunto de exibições de b-boys e b-girls, como são chamados os praticantes –, pocket show e freestyle com MCs conhecidos no Estado: “A entidade será representativa do breaking em nosso Estado, que é o grande centro de talentos nacional”, disse Ivan, referindo-se ao fato de a Seleção Brasileira de breaking ter quatro paraenses.
Integrantes da primeira diretoria da FPAB
Presidente: Ivan Oeiras Pires.
Vice-Presidente: Thaysa Cristina Magalhães dos Santos.
Diretor Administrativo: Renan Santos do Rosario.
Diretoria de Comunicação e Marketing: Paulo Bruno Maia Lobato.
Diretoria Técnica: Ismael dos Santos Rodrigues.
Diretoria Jurídica: Rosa Lia Maia e Silva.
Diretoria Institucional/intermunicipal: Augusto Natanael França Correa. Conselho Fiscal Titular 1: Joyce Maciel de Melo.
Conselho Fiscal Titular 2:Diego Dirceu Ribeiro Nogueira Gama.
Conselho Fiscal Titular 3 - Reginaldo Teixeira Alves.
Conselho Fiscal Suplente 1: Ronildo Magno França.
Conselho Fiscal Suplente 2: Pascoal Rodrigues Rocha.
Conselho Fiscal Suplente 3: Emanoel da Silva Barbosa.
Entidades que compõem a FPAB
Instituto RPC Breaking.
Instituto Hip Hop Que Te Move.
Instituto Panda Crew.
Instituto Ivan Pires.
Instituto Icoaraci Crew.
Anjos Breaking.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA