De olho na Paralimpíada, paraenses conquistam medalhas em Grand Prix de Judô no Cazaquistão
Thiego Marques e Larissa Oliveira conquistaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente
Dois paraenses conquistaram medalhas no Grand Prix de Nur-Sltan, que ocorreu no último final de semana, no Cazaquistão. Com a Seleção Brasileira, Thiego Marques ficou com a medalha de prata na categoria - 60kg/J2 (atletas que conseguem definir imagens), enquanto que a paratleta Larissa Oliveira conquistou o bronze na divisão dos 57 kg/J1 (para cegos totais).
“Para mim, foi uma honra levar o nome da minha cidade Parauapebas, do nosso estado e país para o topo do mundo. Fiz lutas muito duras, de até nove minutos, que é muito no judô, mas conseguir sair com a vitória. Essa competição é muito importante para a gente se manter no ranking mundial. Hoje, sou o segundo melhor do mundo”, declarou Thiego.
Esta etapa do Cazaquistão foi a segunda das três programadas pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês). A primeira competição ocorreu na Turquia, em Antalya, onde Thiego também conquistou medalha. O paraense ficou com o bronze.
A próxima e última etapa será sediada em São Paulo, entre os dias 2 e 3 de julho. O Grand Prix é um dos principais torneios que contam pontos para a classificação para as Paralimpíadas de Paris 2024. Com isso, os dois paraenses estão bem colocados na briga por uma vaga.
“Precisamos dessas competições, estar no topo dessas listas para podermos ir para as Paralimpíadas de 2024. [Em São Paulo] esperamos estar no lugar mais alto no pódio, com a medalha de ouro”, declarou o paraense.
Ao todo, a delegação do Brasil conquistou 12 medalhas, cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze.
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Fábio Will, repórter do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA