MENU

BUSCA

Considerado um dos maiores tenistas da história, Rafael Nadal anuncia aposentadoria

Aos 38 anos, espanhol vivia uma fase complicada na carreira por conta de lesões

Aila Beatriz Inete

Um dos maiores tenistas da história, Rafael Nadal anunciou nesta quinta-feira (10) a sua aposentadoria do tênis profissional. Aos 38 anos, o espanhol, que venceu 22 Grand Slams, vivia uma fase complicada na carreira por conta de problemas físicos.

Por meio das redes sociais, Nadal explicou a decisão e confirmou que as limitações físicas foram determinantes para sua retirada. O espanhol fará a despedida oficial das quadras na Copa Davis, entre 19 e 24 de novembro.

Bia Haddad vence russa, avança às oitavas no WTA de Wuhan e fica próxima do top 10
Brasileira é número 12 do mundo e busca o segundo título da temporada

"Eu me retiro do tênis profissional. A realidade é que têm sido anos difíceis, especialmente os dois últimos. Creio que não fui capaz de jogar sem limitações, o que me levou a tomar esta decisão", declarou o tenista.

Ao lado de Roger Federer e Novak Djokovic, Nadal formou o Big 3. Os três dominaram a cena do tênis masculino nos últimos 20 anos e dividiram as quadras por diversas vezes, protagonizando batalhas épicas.

Agora, com a aposentadoria do espanhol, dos três, apenas Djokovic segue na ativa. Federer se aposentou há dois anos.

Profissional desde os 15 anos, Nadal é o segundo maior vencedor de Grand Slams entre os homens da história, com 22 troféus, ficando atrás apenas do sérvio, que tem 24. A maioria dos títulos da elite do tênis mundial foi conquistada em Roland Garros, 14 no total, o que rendeu a ele o apelido de "rei do saibro". 

Nesta temporada, o espanhol participou de sete competições, cinco a mais do que em 2023. Entre os torneios, Nadal competiu nas Olimpíadas de Paris. Não teve um grande destaque mas fez o duelo contra Novak Djokovic, que pode ter sido o último entre os dois.

 

Mais Esportes