Conheça a história de Parazinho, autor de três gols da goleada do Brasil na Lituânia pelo goalball nas Paralimpíadas
Atleta paraense Josemarcio é destaque na competição e está em busca do ouro olímpico
O paraense Josemarcio Souza, conhecido por Parazinho, mostrou, no jogo entre Brasil e Lituânia pelo goalball da classe B3, na noite de terça-feira (24), porque é um dos destaques da modalidade. O ala de 25 anos, nascido em Santa Maria do Pará, a 160 quilômetros da capital paraense, marcou três dos 10 gols da vitória brasileira, colocando a equipe Grupo A da modalidade nas Paralimpíadas de Tóquio.
A história de Parazinho no esporte começou aos 14 anos, quando saiu de Santa Maria para ir morar em Belém. Ele queria ser do atletismo, mas acabou migrando para o goalball. Em 2014, foi contratado pelo Sesi de Mogi das Cruzes, onde está até hoje.
Nesse tempo, ele foi se destacando na modalidade. Em 2016, fez parte da equipe que conquistou o bronze nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, foi eleito o melhor atleta do goalball no país. Em 2019, ele ainda iria ser campeão no Parapan de Lima. Agora, Parazinho busca o ouro paralimpico em Tóquio.
Família
Mas não é só Parazinho o destaque da família Souza nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. A irmã, Lucilene da Silva Souza, de 21 anos, faz parte da equipe de natação. Ela disputa na classe S13. Os dois e mais um irmão possuem a atrofia no nervo óptico. Mas Lucilene e Parazinho traçaram o caminho olímpico.
Assim como o irmão, ela iniciou no goalball, mas depois mudou para atual modalidade. E deu certo. Em 2019, a paratleta conquistou três medalhas de prata na natação no Parapan de Lima.
Agenda
O próximo compromisso de Josemarcio pelas Paralimpíadas será na quinta-feira (26), às 1h15, horário de Brasília, contra a seleção dos EUA. Os norte-americanos são donos de cinco medalhas olímpicas.
Já Lucilene disputa a classificatória da natação nos 50 metros livres no sábado (28), às 22 horas (horário de Brasília), e os 100 metros livres na segunda (30), às 21h20 (horário de Brasília).
Goalball
O goalball é um esporte praticado por atletas que possuem deficiência visual. Ele foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo com que ela entre no gol adversário. Cada equipe deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA