MENU

BUSCA

Campeão Olímpico de vôlei pelo Brasil, Pampa morre aos 59 anos em São Paulo

Pampa havia sido internado para realizar uma biopsia no pulmão há três meses

Fábio Will

O campeão olímpico de vôlei em 1992 André Felippe Ferreira, o Pampa, morreu aos 59 anos, nesta sexta-feira (7), por problemas pulmonares. O ex-jogador da Seleção Brasileira faleceu após complicações de uma reação à quimioterapia. Pampa estava internado na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.

Pampa estava tratando de um câncer no sistema linfático e disputou duas Olimpíadas na carreira. A primeira foi em 1988, em Seul, fiando com a quarta colocação. Já nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, Pampa conquistou a medalha de ouro com Seleção Brasileira como reserva de Tande. No ano seguinte também foi campeão da Liga Mundial.

Natural de Recife (PE), Pampa atuou por várias equipes nacionais e também internacionais. No Brasil defendeu as cores do Palmeiras-SP e também do Botafogo-RJ. Já fora do país vestiu as camisas das equipes italianas do Lazio e Napoli, além do Nec-Osaka, do Japão. Após se aposentar das quadras, Pampa ingressou na política e chegou a trabalhar no Ministério do Esporte nos anos de 2000, 2001 e 2022. Foi também secretário de esporte da cidade de Suzano (SP) e também de Campos (RJ), além de trabalhar como superintendente Estadual dos Esportes  de Pernambuco. Pampa era casado com Paula Falbo e deixa duas filhas, uma de 36 anos e outra de 4 anos.

Mais Esportes