MENU

BUSCA

Campeão da F2 e piloto da Sauber, brasileiro Gabriel Bortoleto é eleito 'Rookie do Ano' pela FIA

Piloto foi escolhido como o melhor "novato" da temporada pela campanha na Fórmula 1.

Aila Beatriz Inete

Campeão da Fórmula 2 e garantido na Fórmula 1 em 2025, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi eleito "Rookie do Ano" pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O prêmio é dado ao melhor piloto novato do ano. A premiação ocorreu na última sexta-feira (13), em Ruanda.

O brasileiro foi um dos destaques da temporada e recebeu o prêmio das mãos do tetracampeão Max Verstappen, que ganhou o troféu em 2015. A premiação dada a Bortoleto é referente ao desempenho no piloto no seu ano de estreia na F2, no qual terminou como o grande campeão.

No ano passado, quando Gabriel fez sua estreia na Fórmula 3 e conquistou o título do campeonato, o brasileiro não conseguiu levar o prêmio, pois Oscar Piastri, estreante na F1 pela McLaren, acabou sendo o escolhido.

VEJA MAIS

FIA decide que Verstappen fará trabalho comunitário em país da África
A punição de Verstappen se refere a uma das maiores polêmicas da temporada 2024 da F-1, no GP de Cingapura

Kelly Piquet e Max Verstappen esperam o primeiro filho: ‘Nosso pequeno milagre’
O bebê é fruto do relacionamento de quatro anos da modelo, filha do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, com o atual campeão da categoria

Hamilton se emociona em adeus da Mercedes com 6 taças em 12 anos: 'Para os livros de história'
Na próxima temporada o piloto vai vestir camisa da Ferrari, sua nova casa na Fórmula 1.

"E eu estou muito feliz de estar aqui hoje, recebendo esse prêmio. Na última temporada, também tive um bom ano como rookie, mas o Oscar [Piastri] também teve uma ótima temporada de estreante na F1 e conseguiu o título. Então, para mim, é muito importante conseguir isso pela primeira vez, e muito obrigado por esse prêmio", declarou o piloto.

Gabriel Bortoleto tem 20 anos e é uma das grandes promessas da Fórmula 1. Com a campanha na F2, o brasileiro chamou a atenção da Sauber, que será Audi a partir de 2026, e assinou contrato com a equipe.

Assim, a partir de 2025, o piloto estará entre os grandes nomes da F1 e representará o Brasil no grid, após sete anos sem um brasileiro como titular.

Premiação

O evento também contou com a premiação de Max Verstappen, que conquistou o quarto título consecutivo de sua carreira. Além disso, Lando Norris, da McLaren, recebeu o troféu de segundo lugar, e Charles Leclerc, da Ferrari, o de terceiro colocado.

A McLaren, que voltou a ganhar um campeonato de construtores após 26 anos, também recebeu o troféu de campeã. O último título da equipe inglesa havia sido em 1998.

Mais Esportes