Brasil vence Eslovênia e garante medalha de bronze no Mundial de Vôlei Masculino; veja mais
O Brasil apresentou um vôlei de alto nível, mesmo ficando de fora da final, e traz a medalha inédita para o vôlei masculino
A medalha de ouro não veio, mas o Brasil honrou a tradição no vôlei masculino e deixou o Mundial com a inédita medalha de bronze, após bater a seleção da Eslovênia por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 25/18, 22/25 e 25/18. A decisão também marcou nova despedida de Wallace, que, de quebra, foi o maior pontuador da partida, com 22 pontos.
O Brasil apresentou um vôlei de alto nível, mesmo ficando de fora da final, ao perder para a Polônia na semifinal e perdendo o ponteiro Lucarelli para uma lesão. Em outras três ocasiões os brasileiros já haviam disputado o bronze e ficou em quarto lugar em todas elas: em 1986, na França, em 1990,l no Brasil, e em 1998, no Japão.
O grande destaque ficou com Wallace, campeão olímpico que estava aposentado da seleção, mas se colocou à disposição para ajudar o técnico Renan Dal Zotto, ao saber que Alan havia rompido o tendão de Aquiles. Entretanto, Wallace não garantiu retorno para os Jogos de Paris, em 2024.
SAIBA MAIS
Com uma seleção desacreditada no mundial, vinda de resultados polêmicos e eliminada nas quartas de finais da Liga das Nações, o Brasil fez uma campanha invicta até a semifinal, contando com a evolução de atletas como o levantador Fernando Cachopa. No entanto, a saída de Lucarelli foi um baque no time, que acabou caindo diante da Polônia, derrotada na final pela Itália, a grande campeã do Mundial de Vôlei.
Ao final do jogo, Wallace disse estar muito emocionado com a conquista e por ver a nova geração do vôlei masculino despontando nas principais competições do calendário mundial. "Valia muito para mim. Quem esteve em Tóquio sabe o quanto foi dolorido ter perdido a medalha de bronze. Hoje eu disse que não conseguiria sair sem uma medalha. Me doei ao máximo. É sempre bom jogar com esses meninos mais novos e todos têm um grande futuro", disse o campeão.
Números do jogo
Maiores pontuadores:
Wallace - 22 pontos
Leal - 19 pontos
Stern - 17 pontos
Cebulj - 14 pontos
Pontos de ataque:
Brasil: 50
Eslovênia: 45
Pontos de bloqueio:
Brasil: 13
Eslovênia: 4
Pontos de saque:
Brasil: 8
Eslovênia: 5
Pontos em erros adversários:
Brasil: 26
Eslovênia: 25
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA