Brasil vence Argentina no basquete em Cadeira de Rodas e vai para Tóquio
A paraense Vivi foi a cestinha da equipe nacional com 62 pontos
A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas venceu a Argentina por 69 a 44 e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. De quebra, o time faturou ainda a vaga para os Jogos de Tóquio, já que os três primeiros em Lima classificavam-se para a próxima Paralimpíada.
O Brasil dominou a partida desde o início, pressionou na marcação e criou muitas situações para marcar. A paraense Débora Costa marcou 19 pontos e foi a cestinha da partida. Vileide Almeida, outra paraense da equipe, anotou 16 pontos e também foi outro destaque no bronze brasileiro. Do lado argentino, Maria Pallares, da Argentina, terminou a partida com 18 pontos.
O time das brasileiras jogou muito bem coletivamente. A maior prova disso vem do número de assistências contra a Argentina: 22 contra 10 das adversárias sul-americanas. Contudo, nos rebotes, as argentinas levaram a melhor, vencendo por 37 a 32, uma vantagem nem tão grande assim e que não teve muita influência direta no jogo, visto que nos rebotes ofensivo o Brasil ganhou por 8 a 7.
E se o Brasil não sofreu muito na conquista do bronze, a final feminina do basquete em cadeira de rodas foi definida só nos momentos finais da partida. O Canadá fez um último período sensacional, anotou 20 a 12 nos 10 minutos finais e bateu as norte-americanas por 67 a 64, saindo campeão e com medalha de ouro.
Canadá, EUA e Brasil estão garantidos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Vileide Almeida (Vivi), Troféu RM/ 2019, foi a cestinha brasileira com 62 pontos.
A campanha da seleção brasileira sob comando do técnico Wilson Caju foi:
Brasil 88 x 8 Peru
Brasil 71 x 14 Chile
Brasil 43 x 54 Estados Unidos
Brasil 41 x 60 Canadá
Brasil 69 x 44 Argentina
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA