Atletas paraenses da ginástica rítmica vão representar o estado no Torneio Nacional

O evento foi organizado pela Federação Paraense de Ginástica (Fepagin) e quatro ginastas foram selecionadas para representar o estado na edição nacional, em Porto Alegre (RS)

Cinthia Gatti / O Liberal

Belém sediou no último sábado (28) o Torneio Regional de GR da região Norte. Por conta da pandemia, o evento foi realizado de forma online, através de uma plataforma digital, sem a presença do público. Participaram da competição atletas dos estados do Pará, Rondônia, Roraima e Amazonas.

Cerca de 80 ginastas com idades a partir de 9 anos disputaram vagas para a edição nacional do Torneio, que acontecerá em novembro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

image Vitória Brabo, 15 anos, 3º lugar geral na seletiva regional Norte (Divulgação/Fepagin)

As ginastas competiram nos níveis iniciante e avançado, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. Além da apresentação solo, as competidoras foram avaliadas nos aparelhos bola e fita. Quatro atletas paraenses foram selecionadas e vão representar a região Norte – duas ginastas no individual e uma dupla.

Vitória Brabo de 15 anos, disputou na categoria juvenil nível II – ficou em terceiro lugar geral na seletiva, atleta do Centro de Ginástica do Pará (CGPará). Ela conta que vem treinando pesado há três anos para a competição.

“Eu treinei muito... fiquei muito feliz em conseguir essa vaga, não foi fácil! Machuquei meu pé na véspera da competição, mas eu continuei e disse pra mim mesma que esse ano a vaga era minha e eu consegui. Estou muito feliz.”, relata a atleta.

Além da Vitória, também foram classificadas Megan Paes, 12; Andy Santos, 10; e Eduarda dos Santos, 10.

image Andy e Eduarda Santos foram selecionadas na categoria dupla pré-infantil (Divulgação/Fepagin)

O evento durou mais de 11h horas ao longo do sábado. Árbitros estaduais, nacionais e internacionais foram responsáveis pela avaliação e seleção das atletas. De acordo com o presidente da Fepagin, Agenor Paes, é muito importante levar atletas para representar o estado em uma competição nacional.

“A gente consegue, de certa forma, dar um pouco de sonho pra essas meninas. É importante dar essa visibilidade às atletas do Norte, porque elas podem competir com meninas de outras partes do Brasil.”, ressalta o presidente.

Etapa nacional

As atletas selecionadas agora têm pouco mais de um mês para se preparar para o Torneio Brasileiro de Ginástica Rítmica, que acontecerá em Porto Alegre de 4 a 7 de novembro deste ano. A competição reunirá as melhores atletas de cada região do Brasil e elegerá as melhores em nível nacional.

image Megan Paes, 12, está entre as selecionadas categoria infantil nível II (Divulgação/Fepagin)

As ginastas paraenses seguem os treinos e se preparam também para o campeonato Paraense Individual e Conjuntos de Ginástica Rítmica, que será realizado pela Fepagin no dia 13 de novembro. A Federação estuda a possibilidade de realizar o evento de forma presencial.

“Estamos nos preparando para iniciar as competições de ginástica rítmica com a presença do público. Foram quase dois anos de competições e treinos suspensos ou realizados de forma online. Se tudo der certo faremos essa próxima edição presencial.”, explica a vice-presidente da Fepagin e membro do Comitê de Ginástica Rítmica do Pará, Camila Solano, responsável pelas competições estaduais de GR.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES