MENU

BUSCA

Judoca paralímpico paraense defende a Seleção Brasileia nos Estados Unidos

Thiego Marques, de Parauapebas, da seleção brasileira, luta nos 60kg

Braz Chucre

Thiego Marques, um dos principais nomes do judô paralímpico paraense, defenderá a Seleção Brasileira no IBSA Judô Qualyfier, que será realizado de 3 a 5 de julho, em Indiana, nos Estados Unidos. Após a competição, o judoca seguirá para o Japão, onde a equipe nacional realiza treinos até o dia 28 de julho. 

Natural de Parauapebas, 20 anos, o paratleta tem sido destaque da modalidade desde a adolescência com a conquista de diversas competições de idade escolar, como as Paralimpíadas Escolares, o Grand Prix e, principalmente, o vice-campeonato mundial de jovens, em 2013, nos Estados Unidos.

Thiego Marques é portador do albinismo, mutação genética que inibe a produção de melanina, responsável pela cor da pele e dos cabelos. Uma das consequências deste distúrbio é a perda de visão. Hoje o paratleta tem menos de 30% da capacidade de enxergar. 

“Tive dificuldades para estudar e ter contato com outras pessoas. Isso acabou me afastando do pessoal. Eu também fazia parte de uma escola especial para deficientes visuais, e alguns colegas praticavam judô. Uma vez, eles me convidaram para participar e não saí mais. Se não fosse o esporte, acredito que não teria as perspectivas e as oportunidades que tenho na vida”, lembra.

Descoberto pelo professor Antônio Sérgio Soares, que acumula participações na delegação da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico, Thiego está na Seleção Brasileira desde 2017, quando foi bronze do Parapan-Americano e quinto lugar da Copa do Mundo.

"Estou muito feliz em representar meu país mais uma vez. Estou confiante  e sei que vou enfrentar bons adversários na categoria 60kg, mas estou preparado", comenta.

No ano de 2018, Thiego foi foi contemplado com o Troféu Rômulo Maiorana, uma das maiores premiações do segmento esportivo da região norte do Brasil. No currículo, o atleta ainda tem cinco títulos de campeão Brasileiro Escolar; quatro vezes Campeão Brasileiro sênior; vice-campeão Panamericano e campeão Panamericano de jovens.

Esportes