Jogos Pan-Americanos 2023: Brasil vence Cuba e garante vaga histórica para final
Seleção brasileira de beisebol disputa agora Super Rodada contra Panamá e México, nos dias 26 e 27 de outubro, e briga por medalha inédita
Nesta terça-feira (24), o Brasil obteve uma conquista histórica nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile. Na modalidade beisebol, a seleção brasileira superou Cuba por 4 a 2 e garantiu classificação inédita para uma espécie de final.
VEJA MAIS
No grupo B, a equipe já havia vencido a Venezuela, por 3 a 1, e a Colômbia, por 8 a 7. Apesar de já ter derrotado a quarta melhor seleção do mundo, a vitória se destacou perante a equipe cubana, dona de 12 medalhas de ouro, sendo dez delas seguidas.
“Está sendo muito legal. A gente anda aqui na Vila, todo mundo está reconhecendo, dando os parabéns”, contou o capitão Fábio Murakami. Agora, o Brasil enfrenta a fase quadrangular, também chamada de super round, contra o Panamá, nesta quinta-feira (26), e o México, na sexta-feira (27).
A disputa pelas medalhas de bronze, prata e ouro será definida a partir das classificatórias. Em vantagem por vencer todos os jogos, a seleção entra com uma vitória no quadrangular final. Os dois primeiros da etapa disputam a final pela medalha de ouro no próximo sábado (28).
Marco histórico
Antes dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, o histórico do Brasil no beisebol não era positivo. Em 18 edições, a seleção participou apenas em oito, contando 34 derrotas e seis vitórias. Os três resultados positivos na capital chilena marcam um novo capítulo para a equipe brasileira do esporte.
Classificações
Além do beisebol, o Brasil também tem colecionado vitórias em outras modalidades. No badminton, a seleção conquistou medalha de bronze nas duplas femininas e uma final nas masculinas.
Já no remo, Beatriz Cardoso, no feminino, e Lucas Verthein, no masculino, garantiram a vaga na final do stiff. Na dupla masculina, Tomás Levy e Piedro Tuchtenhagen buscam a medalha também no stiff.
Por fim, o handebol feminino fez uma ótima estreia com vitória por 27 a 15 sobre o Paraguai. A disputa continua nesta quarta-feira (26), contra o Uruguai, pela segunda rodada do Grupo B.
(Beatriz Moura, estagiária sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA