Jogador mais jovem a vestir a camisa do Palmeiras, Endrick fala sobre sonho de jogar com Rony
"Nem aí para quem está vindo de fora", disse o jovem de 16 anos sobre propostas de times internacionais
Endrick, o atacante de 16 anos do Palmeiras, coleciona títulos do sub-11 ao profissional. O jovem se tornou o primeiro jogador da história do Palmeiras a ser campeão em todas as categorias do time, conquistou os títulos de todos os campeonatos que disputou no ano, inclusive, marcou um gol na goleada contra o Fortaleza nesta quarta-feira (02).
Admirador do futebol do atacante paraense, Rony, Endrick falou em entrevista à Rede Globo sobre o camisa 10 do Verdão: "Sempre acompanhei. Assistia aos jogos dele da arquibancada com os torcedores e sempre pensava no dia em que ia jogar com ele. É mais um sonho realizado".
Despontando como o próximo ídolo do time paulista, Endrick minimizou qualquer assédio de clubes do exterior neste momento e diz que está focado em fazer a carreira no Verdão.
"Eu não ligo, não. Estou no Palmeiras, minha cabeça está no Palmeiras. Não estou nem aí para quem está vindo de fora. Estou fazendo minha carreira e dando minha vida pelo Palmeiras. Óbvio que se um dia eu for para a Europa minha cabeça vai estar no time, mas tenho que fazer meu trabalho no Palmeiras, dar meu máximo", declarou, em entrevista para o portal GE.
VEJA MAIS
O jovem iniciou a temporada atuando no time sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, título que faltava na galeria de conquistas dele. Com seis gols marcados, a base palmeirense foi o artilheiro do torneio. Além da Copinha, Endrick também ajudou o time a vencer a Copa do Brasil sub-17 e o Campeonato Brasileiro sub-20. Pela seleção brasileira sub-17, venceu o Torneio de Montaigu, na França. Ele marcou em todas as decisões, com sete gols em quatro finais.
"Não gosto de ficar vendo quem está atrás de mim, mandando scout. Eu só quero jogar e deixar minha família feliz. Se um dia for eu vou me doar pelo time, mas como sempre falo também que quando voltar vou voltar para o Palmeiras – disse o atacante, autor de um dos quatro gols da vitória palmeirense contra o Fortaleza", disse.
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, nunca escondeu que o jovem teria oportunidade se repetisse o desempenho da base no dia a dia com o time profissional e assim Endrick está fazendo. Ele entrou em campo pela primeira vez pelo Palmeiras na goleada sobre o Coritiba, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, tornando-se o mais jovem a vestir a camisa do Verdão em um jogo oficial do time profissional.
Depois, foi decisivo na vitória sobre o Athletico Paranaense, pela 34ª rodada do Brasileirão. O centroavante entrou no segundo tempo para ajudar o Verdão a vencer de virada e para ainda marcar o primeiro gol como profissional, tudo isso com apenas 16 anos, três meses e quatro dias, quebrando uma marca que durava mais de 106 anos.
VEJA MAIS
Antes de Endrick, o jogador mais jovem a marcar com a camisa do Palmeiras havia sido Heitor, ainda o maior artilheiro da história do clube com 323 gols. O ex-atacante fez seu primeiro gol como profissional com 16 anos, 11 meses e 14 dias, em uma vitória por 4 a 1 sobre a Associação Atlética das Palmeiras, em 3 de dezembro de 1916, pelo Campeonato Paulista.
Com a conquista do Brasileirão pelo time profissional, Endrick é o único jogador da história do Palmeiras a ser campeão de pelo menos um torneio em todas as categorias da base até o profissional. Confira a lista completa: com informações do portal GE.
Sub-11: Campeão paulista (2017)
Sub-13: Campeão paulista (2018)
Sub-15: Bicampeão paulista (2019 e 2021)
Sub-17: Campeão da Copa do Brasil (2022)
Sub-20:
- Campeão paulista (2021)
- Copa São Paulo de Futebol Júnior (2022)
- Campeão brasileiro (2022)
Profissional: Campeão brasileiro (2022)
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA