João Fonseca perde no 5º set e se despede do Aberto da Austrália
Atuação do brasileiro rendeu elogios de grandes figuras do tênis, como Novak Djokovic, Coco Gauff e Carlos Alcaraz, que o descreveu como "incrível".
O jovem brasileiro João Fonseca, que na estreia eliminou o russo Andrey Rublev (N.9), se despediu do Aberto da Austrália nesta quinta-feira (16) ao ser derrotado pelo italiano Lorenzo Sonego (N.55) na segunda rodada. Sonego fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 6-7 (6/8), 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3, após três horas e 36 minutos de disputa na 1573 Arena, que estava lotada de torcedores brasileiros.
Invicto desde que conquistou o título no NextGen ATP Finals em dezembro, João, de 18 anos, disputou em Melbourne o primeiro Grand Slam de sua carreira, após superar a fase de qualificação. A atuação rendeu elogios de grandes figuras do tênis, como Novak Djokovic, Coco Gauff e Carlos Alcaraz, que o descreveu como "incrível".
VEJA MAIS
No entanto, Sonego, um veterano de 29 anos, fez valer sua experiência em um jogo de cinco sets. O italiano salvou um break point com o placar em 3-3 na quinta parcial e, em seguida, venceu três games consecutivos para selar a vitória.
Na terceira rodada, Sonego enfrentará o húngaro Fabian Marozan (N.59), que derrotou o americano Frances Tiafoe (N.16) por 3 sets a 2.
João Fonseca começou bem seu primeiro jogo de cinco sets ao vencer a primeira parcial no tie-break, salvando dois set points com seu sólido serviço. No entanto, Sonego dominou os dois sets seguintes, marcando os primeiros sets perdidos pelo brasileiro em 2025. No quarto set, João reagiu com uma rápida quebra, mas no quinto set o italiano se manteve firme nos momentos críticos e comemorou a vitória.