Japão fecha bases olímpicas após decreto de estado de emergência
País que resistia a adiar Olimpíada vê agora aumento do número de infectados. Centro de Treinamento Nacional e Instituto de Ciências do Esporte suspendem atividades por um mês
O Japão decidiu nesta quarta-feira fechar por um mês suas principais bases de treinamento esportivo. O anúncio foi feito um dia após o primeiro-ministro Shinzo Abre decretar estado de emergência no país, devido à pandemia do novo coronavírus.
As duas instalações são o Centro Nacional de Treinamento, inaugurado em 2008 como base para os melhores atletas de esportes como judô, luta livre e badminton, e o Instituto Japonês de Ciências do Esporte, ambos em Tóquio. A reabertura está prevista para o dia 6 de maio. Os locais foram utilizados pelos japoneses na preparação para os Jogos de Tóquio, remarcados para 2021.
O país, que relutou em adiar os Jogos, vê uma crescente de casos da Covid-19. O total de infecções só na capital do Japão está em 1.339. O país registra mais de 4.600 casos, com 98 mortes.
O estado de emergência incentiva a população a permanecer em casa e o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais não essenciais, mas não impõe medidas mais rígidas de confinamento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA