Global Fight League terá equipe em São Paulo com Lyoto Machida e Dedé Pederneiras
Nova liga de MMA por equipes também anunciou Maurício Shogun e Renan Barão como reforços no elenco
A Global Fight League (GFL), nova organização de MMA, confirmou que uma das seis equipes do torneio inaugural de 2025 será sediada em São Paulo. A franquia terá Lyoto Machida como gerente e Dedé Pederneiras como treinador.
Além disso, a GFL anunciou reforços de peso para a liga, incluindo Maurício "Shogun" Rua e Renan Barão, além de Douglas Lima, Yoel Romero, Chad Mendes, Ovince St-Preux e Todd Duffee.
A organização já havia definido outras sedes. Dubai contará com Cain Velásquez como gerente e Javier Mendez como técnico. Londres terá Luke Barnatt na gestão e Carl Prince no comando técnico. Los Angeles será representada por Wanderlei Silva e Rafael Cordeiro, enquanto Miami terá Thiago Pitbull como gerente e Conan Silveira como treinador. Em Nova York, Ray Longo foi confirmado como treinador, mas o gerente ainda não foi definido.
Lyoto Machida, ex-campeão meio-pesado do UFC e um dos grandes nomes do MMA brasileiro, será o responsável pela equipe paulista. Aos 46 anos, o lutador anunciou a aposentadoria em 2023, encerrando a carreira com 26 vitórias e 12 derrotas.
O time também contará com Dedé Pederneiras, um dos treinadores mais respeitados do MMA. Criador da equipe Nova União, Pederneiras, 57, ajudou a formar campeões como José Aldo, Renan Barão, Leonardo Santos e Cláudia Gadelha.
VEJA MAIS
Com as novas adições, a GFL agora reúne 11 ex-campeões do UFC, incluindo Fabricio Werdum, Junior Cigano, Anthony Pettis, Benson Henderson, Tyron Woodley, Luke Rockhold, Frank Mir e Andrei Arlovski.
A escolha dos atletas será feita por meio de um draft, sistema similar ao de ligas esportivas dos EUA. Seis equipes selecionarão 20 lutadores cada, distribuídos em 10 categorias de peso: três femininas (palha, mosca e galo) e sete masculinas (galo, pena, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado).
A temporada de estreia terá 15 eventos entre abril e setembro, seguidos por três rodadas de playoffs entre setembro e novembro, culminando nas finais.