Vélez Sarsfield elimina Talleres e encara Flamengo na semifinal da Libertadores; saiba mais
Tradicional time argentino conta com mistura de atletas jovens e veteranos no elenco
O Vélez Sarfield conseguiu avançar na Copa Libertadores, ao eliminar na noite desta quarta-feira o Talleres, pelo placar de 1 a 0, em partida disputada em Córdoba. O gol da classificação foi marcado pelo atacante Julián Fernández, aos 33 minutos do segundo tempo. As semifinais contra o Rubro-Negro serão disputadas nos dias 31 de agosto e 7 de setembro.
Sob o comando do técnico Alexander "Cacique" Medina, o tradicional time argentino sofreu apenas duas derrotas na competição e passou por adversários difíceis, como o próprio River Plate, nas oitavas de final. Depois de ser dispensado do Internacional, "Cacique" montou um time seguro na defesa e veloz o suficiente para aproveitar os contra-ataques.
O principal jogador do time nesta Libertadores é o meia-central Janson, atual vice-artilheiro da competição, com sete gols marcados. A agilidade do meia tem facilitado bastante a vida dos argentinos. Contra o River, foi dele o gol da vitória, o suficiente para garantir a classificação. Já diante do Talleres, fez dois gols no jogo de ida e deu o passe para o gol da nova vitória.
SAIBA MAIS
Para os confrontos, o técnico tem armado o time no esquema tático 4-2-3-1, com variação no 4-4-2. Atrás, o time conta com a segurança de De los Santos - o veterano Godín. Pelas laterais, Jara e Ortega seguem forte na marcação, sem, no entanto, avançarem para o ataque, como um legítimo ponta.
Já no setor de meio-campo os volantes Perrone e Garayalde possuem boa consistência na marcação, ao mesmo tempo que contribuem para as arrancadas ao ataque, limitando-se até o início do campo adversário. A maior variação do time está justamente na frente, com Bou e Pratto.
Na maioria dos jogos é possível ver um dos dois recuar para ajudar na armação das jogadas, fazendo a alteração tática descrita acima. Pratto é jogador mais veterano, cadenciado, enquanto Bou é forte na bola parada e tem boa movimentação em campo.
Nas laterais avançadas, os dois atletas de maior qualidade técnica do time. Orellano, o camisa 10, é um canhoto que joga pela direita, com muito talento, mas pouca participação na partida contra o Talleres, enquanto Janson tem sido fundamental, não só na criação, mas também nos arremates.
O Vélez Sarsfield também conta com uma 'jóia' preciosa. Trata-se do atacante Julián Fernández, atleta da base do time. Com apenas 18 anos, o atleta foi muito participativo nas duas partidas das quartas de finais. Também é canhoto e costuma jogar mais aberto pela direita.
Até chegar à semifinal, o Vélez se classificou em segundo lugar no grupo C da Libertadores, atrás apenas do Estudiantes e a frente de Nacional e Bragantino. Nas oitavas o time eliminou o River Plate e na última fase passou pelo Talleres, ao vencer o jogo de ida por 2 a 0 e a volta nova vitória simples, garantindo assim mais um confronto histórico entre Brasil e Argentina.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA